visualizações de página

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tudo sobre escoliose e dicas para amenizar a doença


A escoliose é um desvio da coluna vertebral, que assume a forma de C ou S. Suas causas podem ser devido aos maus hábitos posturais e desequilíbrios musculares, ou até mesmo ao nascer, em conseqüência da postura do feto na barriga da mãe. Além disso, também podem ser de origem genética ou conseqüência de doenças ósseas degenerativas, como artrite ou osteoporose. A escoliose surge em sua maioria, na adolescência e não tem cura. Mas se não tiver um tratamento adequado, com fisioterapia e outros cuidados especiais, ela pode evoluir, comprometendo órgãos e nesse caso, necessitando de cirurgia. Abaixo uma relação de dicas de como evitar este mal ou até mesmo utilizá-las a fim de amenizar os sintomas:

- Realize exercícios diários, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta, para fortalecer os músculos e as articulações da coluna. O exercício deve envolver ambos os lados do corpo para evitar a descompensação.

- Faça uma dieta saudável e equilibrada com nutrientes necessários como vitaminas e minerais. A dieta deve ser rica em cálcio e vitamina D para a manutenção óssea e por ser pobre em gordura saturara.

- Ao transportar peso, distribuir igualmente em ambos os ombros, em vez de levar apenas de um lado do corpo.

-Evite estar inclinado para o mesmo lado sempre. Uma boa dica é a realização de exercícios de yoga que proporcionam resistência e flexibilidade aos músculos que apoiam a coluna.

- Manter o peso e fazer exercício adequado. Peso em excesso pode colocar pressão sobre a coluna, favorecendo o aparecimento da escoliose.

- É importante fortalecer os músculos abdominais e laterais traseiros, abdominal oblíquo e inferior e as coxas, como também alongar os músculos peitorais.

Nenhum comentário: