visualizações de página

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rio+20: sai o rascunho de como será o evento


A Organização da Rio+20 divulgou hoje, dia 11, o primeiro rascunho do texto que vai pautar o evento, que irá debater o desenvolvimento sustentável, entre os dias 22 e 26 de junho, no Rio de Janeiro. O documento de 19 páginas aborda três tópicos que norteiam o desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental). O material ainda convoca os países a criarem soluções para erradicar a pobreza no mundo, reduzir o impacto na biodiversidade, além de resolver questões diplomáticas como a criação de uma “agência ambiental” independente, que seria sediada no Quênia.

O texto, que poderá ser modificado até o início da conferência, afirma que entre 2012 e 2015, as nações terão que criar metas para se chegar a uma economia verde, colocadas em prática em três anos e consolidadas até 2030. O Ministério das Relações Exteriores contabiliza a presença de 100 a 120 chefes de estado para o evento.

Entre os tópicos em questão, o “Meios de implementação”, faz um apelo aos países ricos para que, até 2015, repassem ao menos 0,27% de seu Produto Interno Bruto (PIB) às nações pobres e às em desenvolvimento como “assistência oficial”. Já no tópico “Energia”, o documento faz uma proposta de modernização dos serviços de energia e melhoria na eficiência energética com a promoção do uso tecnologias limpas.

O rascunho, que será apresentado à Secretaria-Geral da ONU, aborda ainda, de forma sintetizada, soluções para 15 temas-chave, entre eles a segurança alimentar, as florestas, as mudanças climáticas, os oceanos e mares.


Nenhum comentário: