visualizações de página

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mickey Mouse completa 80 anos


Hoje, dia 10 de janeiro, o ratinho mais famoso do mundo, Mickey Mouse completa 80 anos em seu registro oficial. Tudo isso porque na verdade, Mickey foi criado pelo desenhista Ub Iwerks, em 1928, que entregou a Walt Disney como forma de pagamento de uma dívida de jogo. Foi apenas em 10 de janeiro de 1932, que o empresário registrou o ratinho e se tornou também o primeiro a fazer a sua voz até 1946.

A princípio, Mickey foi batizado de Mortimer. O nome Mickey Mouse foi uma sugestão da esposa de Disney, Lílian, que achava o nome “Mortimer” formal demais. Desde seu surgimento, Mickey Mouse passou por diversas mudanças, transformando-se desde o ratinho franzino visto em seu primeiro curta, Steamboat Willie, até a criaturinha adorável que conhecemos hoje.

A primeira aparição de Mickey no Brasil veio através das tirinhas do
Ratinho curioso. Desde então a relação entre o país e o personagem só fez crescer. O amor foi tanto levou os estúdios Disney a criar, em 1942, o Zé Carioca, um papagaio com jeitinho brasileiro e samba no pé. Em 1978, o pequeno Mickey e se tornou o primeiro desenho animado ser agraciado com uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood, na Califórnia.

Segundo os dicionários de gíria, Mickey Mouse  significa “tarefa fácil”, ”moleza” e o verbo “To mickey mouse around”, algo relativo a embromação. Até hoje, o ratinho é conhecido como Topolino, na Itália; Mik-kii-ma-u-su, no Japão; e Mikki Hiri, na Finlândia.


Nenhum comentário: