visualizações de página

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Saiba como utilizar corretamente o protetor solar


Verão está ai e com ele o sol, que a cada dia parece estar mais quente. Então, para aproveitarmos o sol de forma saudável, devemos usar diariamente o protetor solar, para não ficarmos vermelhos, ardidos ou com bolhas decorrentes de queimaduras. Cada cor e tipo de pele têm um tipo de filtro mais indicado. Mas, independentemente das características individuais, o fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 15.

Uma colher de chá de protetor solar para cada membro, tórax e abdômen é o suficiente para garantir o bloqueio por pelo menos duas horas, que deve ser passado 30 minutos antes do contato com o sol. No rosto (que deve incluir orelhas e pescoço), metade dessa quantidade basta. O protetor deve ser repassado a cada quatro horas se não estiver na água ou se exercitando. E o produto deve ser aplicado a cada duas horas se estiver se exercitando, ou tiver entrado na água, mesmo se o produto disser que é a prova d’água.

Em caso de queimadura do sol, a recomendação é pôr um algodão com chá de camomila sobre a pele. Outra dica é que quem se expõe muito ao sol deve preferir camisas nas cores azul, vermelha ou amarela. Se for uma roupa branca e ela estiver molhada, pode deixar passar até 50% da radiação UV.

As pessoas claras, sardentas e de olhos azuis sempre se queimam e nunca se bronzeiam. Precisam de fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais forte. Já as mulheres de qualquer cor que tenham melasmas (manchas causadas por vários fatores) devem passar FPS 50 ou 60. Os homens de olhos e cabelos castanhos e pele morena podem usar FPS 15. As crianças de até 12 anos têm necessidade de FPS acima de 40. E as crianças de até seis meses não devem usar protetor. O recomendável nessa idade é tomar sol diariamente por 10 minutos até às 9h.

Fonte: www.g1.globo.com

Nenhum comentário: