visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dores nas costas podem indicar outros problemas

Cerca de 80% da população terá pelo menos uma vez na vida dor nas costas. Mas uma coisa que pode parecer comum, pode ocultar um problema mais sério como estresse, postura inadequada e até contaminações por vírus, como o da varicela. De acordo com o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, os problemas de postura são os principais causadores do transtorno, mas ansiedade em excesso também pode desencadear o problema.

Além disso, formas incorretas de andar e de se levantar, levam também a desvios de coluna, como a escoliose. Além das dores, este problema reflete em outras partes do corpo, sobrecarregando-os.

Dependendo da região afetada, as dores podem indicar outras doenças como problemas renais, pedras na vesícula e hérnias de disco. Se a pessoa tiver dores acima das costas, formigamento e dormência, pode ser problemas no coração. Até o horário que as dores ocorrem podem indicar uma doença. Dores acentuadas ao fim do dia, pro exemplo, podem indicar hérnia de disco.

Para amenizar ou evitar as dores nas costas é bom fazer alongamentos diariamente; evitar o excesso de peso; sentar-se corretamente; evitar dormir de bruços; não dormir em colchões moles; ao abaixar, flexionar sempre os joelhos; ao dirigir, aproximar o banco do volante; evitar permanecer na mesma posição por muito tempo; fazer atividade física regularmente; e fortalecer os músculos do abdômen e da coluna.

Nenhum comentário: