visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mais dicas de utilidade pública


Ontem, eu havia postado uma nota sobre alguns sites que seriam úteis para a população. Hoje vou postar mais três dicas, que estão discriminadas abaixo:

Ao ligar para o auxílio à lista telefônica (102), pagamos R$ 1,20 pelo serviço. Existe um número que é totalmente gratuito e também te dá acesso à lista. Basta ligar: 0800-2800-102.

Quem teve seus documentos roubados, fez o boletim de ocorrência e pagou para tirar a segunda via, cometeu um erro. A Lei 3.051/98 assegura a gratuidade em caso de roubo mediante a apresentação do B.O, em documentos como: Habilitação, Identidade, e Licenciamento Anual de Veículo. Para conseguir a segunda via, basta levar cópia e original do Boletim de Ocorrência ao Detran para Habilitação e Licenciamento, e a outra cópia a um posto do Instituto Felix Pacheco.

Se você recebeu multa por infração leve ou média, e não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao Detran e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro. Leve xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você receberá pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

Nenhum comentário: