visualizações de página

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Faltam materiais e medicamentos no Hospital de Bonsucesso


O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) está com falta de insumos e medicamentos, desde itens básicos como soro fisiológico, gaze, fraldas, até os mais complexos como substâncias utilizadas em anestesia e esterilização. O problema afeta quase todo o hospital, como o centro cirúrgico, UTI neonatal, ginecologia, cardiologia, urologia, ortopedia, CTI, entre outros setores.

Os problemas são diversos: de junho a agosto, vários exames deixaram de ser feitos por falta de materiais, além do cancelamento de cirurgias e transplantes. Os médicos também reclamam da carência de agulhas e fios vicryl, que são utilizados em cesarianas, e que com o tempo são absorvidos pelo organismo. Na falta deste fio, as cesarianas têm sido realizadas com um fio de metal, que fica para sempre na cavidade abdominal.
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, diz desconhecer esses problemas enfrentados no hospital. “Estou recebendo esta informação agora e vou checar”, diz o ministro. Já a assessoria de Comunicação do núcleo do ministério no Rio de Janeiro negou o problema: “(...) não existe falta sistemática de medicamentos e materiais médicos hospitalares que interfiram na assistência aos usuários”, diz nota, que também afirma que, “no momento, não há nenhum equipamento fora de funcionamento”. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores do Rio, Carlos Eduardo, vai pedir audiência com Padilha, para que o gestor explique o que está ocorrendo no HFB.

Nenhum comentário: