visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Infecção x Inflamação


Ouve-se muito falar em inflamação, infecção, mas na verdade qual a diferença entre essas duas enfermidades? Para sanar todas as dúvidas, abaixo uma breve explicação de cada uma.

Quando o nosso organismo entra em contato com micro-organismos, seja através de vírus, bactérias, fungos e parasitas, pode-se dizer que estamos com uma infecção. Já a inflamação é a reação a esses invasores, que se manifesta na tentativa de eliminar esses agentes e iniciar o processo de cura. E essa manifestação se dá através de inchaço, vermelhidão, edemas, entre outras características.

Existem dois tipos de inflamação: aguda e crônica. A primeira é a resposta inicial do corpo a estímulos agressivos. Há aumento da circulação das células de defesa (leucócitos) e de plasma do sangue em direção ao tecido atingido. Já a segunda caracteriza-se pela destruição e cura simultâneas da região inflamada. Pode levar a doenças mais sérias como artrite ou câncer.

O sangue é formado por glóbulos vermelhos (transportam oxigênio pelo organismo), brancos (defesa do organismo) e plaquetas (cicatrização). Quando uma pessoa se machuca, a dor e o inchaço são a resposta do corpo, a defesa, ocasionando a inflamação. A região lesada libera substâncias químicas que chamam a atenção do sistema imunológico. Os vasos sanguíneos, então, se dilatam para a passagem de mais plasma, que é a parte líquida do sangue e leva os glóbulos brancos até o local. Essa concentração de plasma provoca inchaço, e o aumento dos vasos deixa a região mais quente e as terminações nervosas mais sensíveis, o que eleva a sensação de dor.

Fonte: www.g1.globo.com

2 comentários:

Gustavo Rezende disse...

Nossa amor! Incrível explicação! Parabéns!!!!

Gustavo Rezende disse...

Tem razão... as pessoas confundem mesmo uma coisa com a outra, inclusive eu confundo! Parabéns pela postagem, muito interesante, até porque ela é esclarecedora e bem didática.