visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tudo o que você precisa saber sobre a diarreia


Um mal que ataca 4 mil pessoas diariamente no Brasil e está relacionado a vírus e bactérias: a diarreia. Para saber o que melhora ou piora a situação, abaixo algumas dicas de como fazer o tratamento corretamente, sem que afete a saúde de um modo geral, pois a diarreia pode levar a morte.

Beber leite quando estamos com diarreia piora a situação. O leite elimina água, sais minerais e micro-organismos, expulsando a lactase, enzima que quebra as moléculas do leite, piorando desta forma a diarreia. Utilizar remédios para prender o intestino são péssimos, pois eles retêm dentro do corpo os micro-organismos que se multiplicam e podem trazer consequências mais sérias. É bom lembrar que a diarreia é uma defesa e não deve ser interrompida.

É ótimo nesse período tomar bastante liquido, pois além de micro-organismos, o corpo perde muita água e sais minerais, como sódio, potássio e cloro. Para repor esse estoque, é preciso se hidratar bem, com água, soro caseiro, água de coco e isotônicos. Há quem dizem que o mamão deve ser evitado nesse período e a maça deve ser consumida porque no primeiro caso solta o intestino e o segundo prende, o que é mentira. As frutas, nesse caso, não alteram nada.

Locais sujos propiciam que as bactérias/vírus cheguem até nós e causem a diarreia. A sujeira em ambientes de manuseio e ingestão de alimentos leva à proliferação de vírus ou bactérias e à transmissão de diarreia por via fecal-oral. Outra dica: durante a diarreia, a mucosa do intestino fica machucada. Por esse motivo, qualquer alimento gorduroso ou de difícil digestão atrapalha o restabelecimento da região.

A diarreia não é contagiosa de pessoa para a pessoa, porém, sua transmissão pode ser por mãos contaminadas, por via fecal-oral ou pelo ar, quando a mãe troca a fralda do filho e inala a suspensão de vírus. Nessa hora, use máscara, embrulhe e jogue a fralda fora, e lave bem a criança e as mãos com água e sabão. Idosos e crianças correm mais riscos de diarreia, pois esses dois extremos populacionais têm um organismo mais frágil e maior chance de desidratação.  O próprio corpo elimina o vírus/bactéria do organismo. A doença é autolimitada, ou seja, passa sozinha em 1 a 2 semanas. Só é preciso beber muito líquido e manter uma dieta leve. O soro da rede pública contém todas as concentrações necessárias e pode ser tomado logo no 1º dia, sempre após ir ao banheiro.

Fonte: www.ig.com.br

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Creio que evitar comer em determinados lugares, principalmente onde nunca comemos, é uma ação importante. Diarréia, realmente, é algo muito ruim pois ela impede que façamos várias coisas durante o dia. Parabéns! Ótima informação!!!