visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pílula aumenta chances de contaminação pelo HIV

A 6ª Conferência da Sociedade internacional da Aids (IAS) divulgou um estudo ontem, dia 20, que constatou que mulheres infectadas pelo vírus HIV têm quase o dobro de chances de transmitir a doença usando pílulas anticoncepcionais. As mulheres sem o vírus que utilizam a pílula têm mais chances de serem contaminadas.

A pesquisa foi feita entre 2004 e 2010 em sete países da África - Quênia, Uganda, Ruanda, Botswana, Zâmbia, Tanzânia e África do Sul -, com cerca de 2,5 mulheres com HIV que tinham parceiros não infectados. Um terço tomou pílula ou usou injeção hormonal como método contraceptivo. Entre os parceiros dessas mulheres, o índice de infecção foi de 2,61% por ano. No outro grupo, a taxa foi de 1,51%.  

Além disso também foram observados cerca de 1,3 mil casais em que apenas o homem tinha o vírus. Cerca de 20% das parceiras usavam um método contraceptivo hormonal. O estudo mostrou que, nesse grupo, o índice de mulheres infectadas foi de 6,6%, contra 3,8% entre aquelas que não usavam método hormonal. Segundo os pesquisadores, não há dados suficientes que indiquem o motivo de os hormônios aumentarem o risco de contaminação.

Fonte:  www.ig.com.br

Nenhum comentário: