visualizações de página

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Perda de proteína é uma das causas de infertilidade masculina

A infertilidade masculina pode estar associado a perda de proteína no esperma chamada “DEFB126”. Esta deficiência impede que o espermatozoide alcance o óvulo, é o que afirma um estudo divulgado esta semana, liderado por Gary Cherr, da Universidade da Califórnia em Davis.


Segundo a pesquisa, parte dos homens possui um defeito no gene que controla a produção dessa proteína e a impede de fazer seu trabalho. Metade da população masculina possui ao menos uma cópia do gene com defeito; um quarto possui duas cópias.


Para fecundar um óvulo, o espermatozoide precisa evitar o sistema de defesa do organismo da mulher – para que ele não o reconheça como um “intruso” e o destrua. Passar com segurança por todo o trajeto é de responsabilidade dessa proteína. É interessante ressaltar que os exames normais de infertilidade não detectam o problema.


Pelo menos metade dos casos de infertilidade em casais tem suas causas no homem. Em 70% dos homens inférteis o problema não está nem na quantidade nem na qualidade dos espermatozoides. A descoberta pode render novas formas de diagnosticar e tratar a infertilidade.

Fonte: www.g1.globo.com

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

É importante achar o "porquê" dessa infertilidade, pois este fator pode frustrar o sonho de muitos homens de ser pai e constituir família.