visualizações de página

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A infância de antigamente X a infância de hoje

A infância de alguns anos atrás era bem melhor do que atualmente. As crianças interagiam umas com as outras de forma afetuosa, brincavam na rua sem se preocupar com a violência, ou seja, viviam a sua fase. Ao contrário de hoje, as crianças vivem trancadas em casa jogando vídeo-game ou no computador, e quase não há interação com outras crianças, elas estão em constante isolamento social. 

No campo lúdico, as crianças de antigamente não tinham do que reclamar. Os meninos iam para rua jogar bolinha de gude, soltar pipa, rodar pião, andar de carrinho de rolimã, bafo-bafo, jogar futebol, e jogar totó. Já as meninas brincavam de boneca, de casinha, pulavam amarelinha, pulavam elástico, salada mista, jogavam queimada, bate bag, jogavam vareta, adoleta, e alguns jogos famosos como banco imobiliário, bingo, jogo da vida, entre outros. Todas essas brincadeiras, além de serem bastante educativas, serviam como forma de relação social com outras crianças. 

Na mídia, os programas educativos ensinavam as crianças a agregarem valores como a bondade, caridade, humildade, ter amor ao próximo, e também estimulavam as crianças a tomarem banho, fazerem todas as refeições, e a comerem frutas e verduras. Os programas que faziam sucesso e a cabeça da garotada eram: Xou da Xuxa, Mara Maravilha, Angélica, Eliana, Sérgio Malandro, Sítio do Pica-pau Amarelo, Chapolin e Chaves, Jaspion, entre outros. No quesito desenho, os grandes destaques eram: Os Cavalheiros do Zodíaco, Pica-pau, Tom e Jerry, Caverna do Dragão, He- man, e os Ursinhos Carinhosos. 

No âmbito familiar, as coisas também eram bem diferentes. A estrutura era formada por pai, mãe, irmãos, avós, tios, e até os cachorrinhos entravam na lista. A educação que essas crianças recebiam dos familiares as ensinavam a respeitar os idosos, os deficientes, as autoridades e as grávidas. Além disso, os pais ensinavam seus filhos a falarem as “palavrinhas mágicas” como: obrigado, com licença, por favor, e principalmente a não xingar. 

Infelizmente, nos dias atuais, as crianças não vivenciam mais tudo isso. Elas são agressivas, arrogantes, desrespeitam os pais, e xingam. Isso se deve ao fato da influência da mídia através de programações extremamente violentas, e dessas crianças viverem no individualismo. Por elas brincarem apenas com vídeo-game, ficarem no computador e assistirem esses desenhos que só ensinam a bater, matar, como a maioria dos desenhos japoneses, elas tendem a ter um comportamento mais agressivo. As crianças de ontem são hoje bons adultos, mas talvez as crianças de hoje não sejam bons adultos amanhã.

3 comentários:

Gustavo Rezende disse...

Eu tinha bat-bag, machuquei muito as mãos com eles. E na TV não perdia o Chapolin, o Chaves e os Cavaleiros do Zodíaco (este último repetia na TV Manchete e vi três vezes; ou seja vi três vezes a mesma coisa rsrsrs). Ótima postagem amor!

Melissa disse...

Realmente a infância de antigamente era bem melhor.Infelizmente do jeit oque as coisas andam,teremos péssimos adultos e e continuar assim a tendência é só piorar.Afinal quem vai criar as crianças do futuro,são as crianças do agora.

Gustavo Rezende disse...

Os meus preferidos eram 'Cavaleiros do Zidíaco' e 'Chaves' adorava!!!