visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Escola preocupada com a sustentabilidade

Já está funcionando desde maio a primeira escola ecológica do país. O Colégio Estadual Erich Walter Heine está situado num dos bairros mais carentes do Rio de Janeiro, Santa Cruz, zona oeste da cidade. A escola possui instalações que captam a água da chuva para ser usada nos sanitários, jardins e na limpeza do local, economizando 50% da água potável. O prédio também utiliza lâmpadas LED, reduzindo até 80% o consumo de energia.

 

Sua estrutura, em formato de cata-vento, e seu telhado verde reduzem a temperatura do ambiente que normalmente ultrapassa os 40 graus no verão. A ideia surgiu de um convênio firmado entre o governo do estado e a empresa Thyssenkrupp CSA, maior siderúrgica da América Latina, que investiu integralmente R$ 11 milhões.

 

A escola está entre as 121 instituições no mundo com certificação Leed Schools (de liderança em energia e design ambiental). Além disso, é a primeira escola de ensino médio profissionalizante da região, que tem um dos menores índices de desenvolvimento humano do município. O ingresso à instituição é através de processo seletivo por parte dos alunos.

 

Fonte: www.odia.com.br

Nenhum comentário: