visualizações de página

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tudo o que você precisa saber sobre a caspa


A caspa é uma doença provocada pelo fungo Malassezia globosa e com forte componente genético. Coceira, irritação e descamação do couro cabeludo são alguns dos sintomas desse mal que afeta milhões de brasileiros. Quando se tem o problema, muitos se indagam: Como evitar essa doença? Será que ela é contagiosa? Tem cura? Oleosidade, água quente e alimentos podem contribuir para o incômodo? A dermatologista Denise Steiner responde a estas e outras dúvidas.

Ao contrário do que muitos acreditam, lavar os cabelos diariamente não aumenta o problema da caspa. Lavar a cabeça ajuda a tirar a sujeira e a oleosidade. Os fatores que levam uma pessoa a ter caspa são: a genética, sebo e o fungo Malassezia globosa, além de alterações hormonais, estresse, cansaço, remédios, clima seco e mudanças de temperatura. A caspa não tem um período do ano específico para aparecer. Na maioria dos casos, ela aparece em estações mais quentes, apesar de poder aparecer  no ano inteiro. Em lugares onde o ar é seco e frio, os flocos de caspa parecem mais brancos.

Pessoas com os cabelos oleosos têm mais chances de ter caspa, pois o couro cabeludo desses indivíduos produz uma maior quantidade de óleo, criando um ambiente propício para a doença. Quem tem o cabelo seco apresenta mais descamação do couro, mas não caspa. A fase adulta é a mais propensa para se ter caspa. Alguns bebês apresentam o problema, apesar de ser menos provável. Na adolescência, a produção de sebo é mais intensa e é nessa fase que a caspa surge com mais frequência. Outro fator que ajuda no aparecimento de caspa é a alimentação. A dieta é importante, pois alimentos com muito açúcar podem favorecer a resistência à insulina e estimular indiretamente a oleosidade do couro cabeludo. Além disso, a deficiência de zinco está relacionada a uma maior tendência à dermatite seborreica.

A utilização de xampus específicos ajuda e previne quem tem a facilidade de ter caspa. Uma das substâncias mais eficazes é o piritionato de zinco, que age direto no fungo e diminui a inflamação. Mas o ideal é procurar um médico para avaliar o melhor tratamento. A caspa, apesar de uma doença causada por um fungo, não é contagiosa. Além disso também não há cura para o problema. A caspa só pode ser controlada, e o tratamento varia com a gravidade. Casos severos devem ser orientados por um médico. Quadros leves são controlados com o uso regular de xampu e condicionador. Com o tratamento certo, alguns ficam anos sem caspa.


Nenhum comentário: