visualizações de página

sábado, 11 de junho de 2011

Tudo o que você precisa saber sobre a cãibra

Quem nunca teve uma cãibra na vida? Aquela dor intensa, que te faz parar e ficar imobilizado e que sempre nos pega de surpresa... A cãibra é uma contração dolorosa e involuntária dos músculos, e apesar de não sinalizar nenhum grave problema, ela indica a perda de água e nutrientes no nosso organismo. Medidas simples como alongamentos, uso adequado de calçados, e uma dieta equilibrada previnem o problema.

A cãibra ocorre quando os músculos se contraem de forma involuntária. A área afetada indica que é preciso repor água e sais minerais, como potássio e sódio. É comum ocorrer após a prática de exercícios físicos, após muitas horas em pé, na hora do sexo, e até mesmo dormindo. As áreas mais atingidas pela cãibra são os dedos e toda a superfície dos pés e a panturrilha, por sofrerem mais desgastes, embora a cãibra também possa aparecer em outras partes do corpo.

Banana é bom para cãibra? A resposta é sim. Ela ajuda sim a repor essas substâncias, mas se torna mais eficaz com a ingestão de água também. Apesar da fruta ser uma ótima reposição de nutrientes, o melhor tratamento é alongar a área na hora da contração. A prática estimula a circulação no local e promove a irrigação das veias e a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor. As cãibras pertinentes podem sinalizar problemas de postura ou articulação, sendo melhor a procura de um especialista para avaliar o caso.

Para evitar a cãibra, abaixo algumas dicas:

-Usar calçados adequados e confortáveis para práticas esportivas ou para quem fica muito tempo em pé.

-Manter uma dieta equilibrada com as vitaminas e sais minerais necessários para nossa saúde.


-Tomar muita água .


-Fazer alongamento e aquecimento sempre que for fazer exercícios físicos e antes e depois da rotina pesada do dia a dia.


-Procurar ajuda médica se as dores persistirem por muito tempo.


-Respeitar seu limite físico para não causar dores por exaustão.


-Evitar alimentos e bebidas diuréticas para amenizar a perda de nutrientes.

Nenhum comentário: