visualizações de página

terça-feira, 12 de abril de 2011

Exemplo de campanha de conscientização no trânsito

O Ministério do Transporte da República Tcheca criou no final de 2008 uma campanha de conscientização aos motoristas de trânsito. "Nemyslíš, Zaplatíš", que significa "Quem não tem consciência, paga caro", tem previsão para durar dois anos e é veiculada por redes de televisão do país após as 22h por conter cenas fortes. O comercial, que foi filmado por renomados diretores locais, chama a atenção por mostrar situações reais de imprudência ao volante como falar ao celular, estar embriagado, não usar cinto de segurança, entre outros. As cenas, extremamente violentas, contam histórias que acabam em acidentes com mortes, mutilações, punição moral ou legal dos responsáveis.

Alguns vídeos podem ser acessados através do youtube, e as cenas são hiperrealistas. No Brasil, também deveria ser adotada uma campanha desse porte, como forma de mostrar de fato o que acontece com quem desrespeita as leis de trânsito. Afinal, muitas vezes, o acidentado é vítima de uma imprudência do outro, e consequentemente acaba pagando pelo erro alheio.

Nenhum comentário: