visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dengue: um mal que ataca todo o ano

Nesta época do ano, a dengue sempre ataca e faz muitas vítimas. Não deixar água parada, olhar os vasinhos de plantas, são algumas das dicas para se evitar a proliferação da doença. Mas nem sempre todo esse cuidado está ao nosso alcance, visto que dependemos de todos para combater os focos do mosquito. Em 2010, a doença atingiu um milhão de brasileiros. Dentre eles, houve 15,5 mil casos graves e 550 mortes.
A dengue é muito difícil de ser diagnosticada, pois os seus sintomas são muito parecidos com outras doenças. Algumas pessoas resumem a doença com os sintomas de febre e dores no corpo. No entanto, a doença pode se manifestar de outras maneiras e levar à morte.

Com relação ao número de vezes da pessoa ter tido a dengue, se tem uma tendência da segunda vez ser mais grave que a primeira, mas isso não foi comprovado. Isso não é igual para todos, pois há casos de manifestações graves da doença e de mortes na primeira infecção. O mosquito prefere água limpa para se desenvolver. Mas para combater a doença, é importante acabar com qualquer recipiente que acumule água, seja suja ou limpa.

A utilização de ar condicionado e ventiladores não inibem o mosquito. Temperaturas baixas podem deixar o mosquito mais “quieto”. Mas a medida não é eficaz porque o ar pode não cobrir todo o ambiente de maneira uniforme, e o ventilador não espanta o mosquito o tempo todo.

O lugar do corpo que o mosquito pica nem sempre é na perna, como já ouvimos. O mosquito voa a até 50 cm de altura e se orienta por moléculas do organismo que ficam junto ao chão por serem mais pesadas que o ar. A pessoa pode estar deitada, por exemplo, e ser picada em qualquer parte do corpo.

Muitos acham que secar reservatórios acaba com os focos do mosquito, o que não é verdade. Na maioria dos casos, os ovos sobrevivem por três meses sem água. Aplicar repelentes não pode ser considerarado um método eficaz devido a fatores como suor e a durabilidade do produto.

A ingestão de vitamina B pode fazer com que a pessoa elimine moléculas que evitam um pouco a picada, mas o efeito gerado não tem o poder de afastar totalmente o mosquito. Para transmitir o vírus da dengue, o mosquito Aedes aegypti precisa estar contaminado. E nem todos os que circulam estão.

Nenhum comentário: