visualizações de página

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Um bom motivo para conhecer Nova Iguaçu

Localizada na Baixada Fluminense, a cidade de Nova Iguaçu tem muitos motivos para ser visitada e lembrada tanto pela sua história quanto seus diversos pontos turísticos. Seus atrativos culturais passam por todas as tribos e gostos, e muitos cariocas vêm na cidade só para conhecer suas atrações bastante famosas. Na gastronomia, o Pólo Gastronômico, localizado no centro, é uma boa opção pra quem busca um local com boa música ao vivo, todos os tipos de bebidas e petiscos, num ambiente estilo “botequim”; e a famosa e badalada “Rua da Lama” também no centro, com os seus tradicionais barzinhos. Boates como Riosampa, Arena Music Hall, Exclusive Louge, no centro, e Gregos e Troianos, localizada em Comendador Soares, é uma excelente dica pra quem curte a noite. No quesito cultura, o povo iguaçuano conta com o Espaço Cultural Sylvio Monteiro (centro) e o Sesc (Moquetá), ambas com exposições de vários artistas, biblioteca e teatro.

Na categoria patrimônio histórico, Nova Iguaçu tem muitos pontos de visitação, ao contrário do que muitos pensam. A Reserva Biológica de Tinguá, localizada entre a Zona Metropolitana e a Região Serrana do estado, conta com mata atlântica preservada, rios, corredeiras, cachoeiras, piscinas naturais e ruínas dos séculos XVIII e XIX. Pode-se participar de caminhadas nas trilhas da mata (há guias disponíveis), banhos nas quedas d´água, tour histórico pela ruínas, tour rural e cultural no entorno (Estação Ferroviária de Tinguá, Estrada Real do Comércio, Fazenda São Bernardino, Igreja de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú e porto da Vila de Iguaçu). No Parque Municipal, localizado no Maciço do Gericinó, entre as Serras de Madureira e do Mendanha, encontra-se a cratera de um vulcão extinto, onde se chega por uma trilha. Lá existem trilhas, mirantes com belas vistas, lagos naturais, a cachoeira Véu de Noiva e o Rio da Cachoeira, um dos mais importantes da região. O casarão destinado ao Centro de Visitantes foi sede de fazenda no século XIX e é considerado o prédio mais antigo do município.  

Outra opção para quem curte a natureza é a Serra de Maxambomba. Uma das abas do Maciço de Gericinó, hoje a Serra é um centro para a prática de vôo livre na Baixada. É de origem vulcânica e ali podem ser vistas crateras, chaminés e vestígios diversos de muitas erupções vulcânicas ocorridas milhões de anos atrás. Além disso, outras atrações também podem ser vistas como: Capela da Posse (1743); Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Marapicu (1736); Capela de Nossa Senhora de Guadalupe (Igreja Velha) (1750); Igreja de Santo Antonio da Prata (1862); Fazenda São Bernadino (1865); Estrada de Ferro Rio do Ouro; Reservatório de Rio D'Ouro; Antiga estação de Vila de Cava, Antiga Estação Ferroviária de Tinguá e Antiga Estação Ferroviária de Jaceruba, construídas no início do século XX.

Geograficamente, Nova Iguaçu possui um território de 524,04 km² de área, com mais de um terço coberto por florestas – vegetação de mata atlântica, e 67% de sua área são de proteção ambiental. Abriga importantes áreas de preservação ambiental e uma bacia hidrográfica, tendo como principais rios o Iguaçu e o Guandu. É considerado o maior município da Baixada Fluminense e o segundo mais populoso, com aproximadamente 830 mil habitantes.

Em 1997, o município passou a ser chamado de cidade de Nova Iguaçu, dividindo-se em nove unidades regionais de governo (URGs). Desta forma, a cidade ficou dividida nos seguintes bairros: I - Centro (Centro e bairros Califórnia, Vila Nova, K11, Bairro da Luz, Santa Eugênia, Jardim Iguaçu, Chacrinha, Moquetá, Viga, Rancho Novo, Vila Operária, Engenho Pequeno, Jardim Tropical e Prata); II - Posse (bairros da Posse, Cerâmica, Ponto Chic, Ambaí, Nova América, Carmary, Três Corações, Kennedy, Parque Flora e Bairro Botafogo); III - Comendador Soares (bairros Comendador Soares, Ouro Verde, Jardim Alvorada, Danon, Jardim Palmares, Rosa dos Ventos, Jardim Pernambuco, Jardim Nova Era); IV - Cabuçu (bairros Cabuçu, Palhada, Valverde, Marapicu, Lagoinha, Campo Alegre e Ipiranga); V - KM-32 (bairros Km-32, Paraíso, Jardim Guandu, Prados Verdes); VI - Austin (bairros Austin, Riachão, Inconfidência, Carlos Sampaio, Tinguazinho, Cacuia, Rodilândia e Vila Guimarães); VII - Vila De Cava (bairros Vila de Cava, Santa Rita, Rancho Fundo, Figueiras, Iguaçu Velho e Corumbá); VIII - Miguel Couto (bairros Miguel Couto, Boa Esperança, Parque Ambaí, Grama e Geneciano); IX - Tinguá (bairros Tinguá, Montevidéu, Adrianópolis, Rio D'Ouro e Jaceruba). 

Fonte: http://www.novaiguacu.rj.gov.br

Nenhum comentário: