visualizações de página

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Você sabe o que é hemorragia subconjuntival?

Esta semana me deparei com uma situação até então desconhecida. Na última terça-feira, meu irmão se queixava de diarréia e vômitos. Até então, todos os sintomas indicavam uma infecção intestinal ou virose. Só que de repente, seus olhos se encheram de sangue que ficaram acumulados nas pálpebras, e segundo ele doía muito. Corri para o hospital e foi constatado que ele tivera uma hemorragia subconjuntival, uma espécie de derrame na vista. Como achei o fato curioso, vou relatar o que o médico me explicou a respeito do ocorrido.

A hemorragia subconjuntival é um sangramento por baixo da conjuntiva ocular, membrana delicada que cobre a esclera ou branco do olho. Os sintomas são óbvios desde uma mancha vermelha na parte branca do olho até o sangramento propriamente dito acumulado nas pálpebras.

As causas são várias como um trauma no olho, juntamente com levantamento de peso, stress, tensão física, vômitos intensos e algumas cirgurgias. Apesar do aspecto feio que ficam os olhos, e ao contrário do que se parece, a hemorragia é inofensiva. Não existe tratamento, o sangue será absorvido pelo organismo por si só, transformando-se em vermelho azulado, verde, amarelo, até que desapareça por completo o sangue, em duas semanas. Esse problema é isolado, mas pode ser o sintoma de um problema subjacente. Por isso, é sempre bom procurar um médico para saber as reais causas desse sangramento, e verificar se o sintoma vem acompanhado por alterações da visão, dor nos olhos e na cabeça e náuseas.

Se passar as duas semanas e os sintomas não desaparecerem, o oftalmologista deverá ser consultado para avaliar profundamente o caso.

Nenhum comentário: