visualizações de página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Como manter a saúde no verão

Com o verão não se brinca. Esta estação tão quente que faz as praias lotarem é adorada pelos brasileiros e ao mesmo tempo um vilão invisível para a saúde. Portanto, nesta época o corpo e organismo merecem atenção especial por conta do excesso de calor e exposição da pele ao sol. Para não correr nenhum risco, é preciso se precaver com algumas situações para se aproveitar ao máximo o melhor da estação.

O fator principal para o verão é o uso do protetor solar. Ao contrário do que muitos pensam, o filtro solar deve ser utilizado sempre que houver a exposição da pele ao sol. Um sol não muito forte contém bastante carga de raios ultravioletas, podendo ocorrer queimaduras. É importante também o uso correto dos protetores, respeitando cada tipo de pele. Além da insolação, o excesso de sol pode causar câncer de pele. E para os olhos, também é importante a sua proteção, com a utilização de óculos escuros oriundos de óticas de sua confiança, para não se ter nenhuma doença ocular.

Por conta das altas temperaturas e clima seco, a pessoa está propensa a ter mais gripes e pneumonias. Por isso são importantes o consumo de frutas que contenham vitamina C, e uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e proteínas. Um café da manhã reforçado ajuda a manter a disposição do calor e em alguns casos ajuda no bronzeamento da pele. Para quem exagerar numa alimentação pesada, é bom ter sempre em mãos um remédio que ajude na má digestão.

Na praia, além do protetor solar já mencionado, não se pode esquecer da hidratação da pele e cabelos após a praia. Hidratantes e cremes são a melhor solução. Para quem tem vergonha de ir à praia com a cor “pálida”, pode utilizar cremes e nutricosméticos que servem para deixar a pele com um aspecto “bronzeado”. É importante também equilibrar o consumo de alimentos e bebidas alcoólicas e a prática de exercícios físicos.

Outra situação são os casos de dengue e excesso de mosquitos, pertinentes à estação. Os repelentes são a melhor opção. Por fim, é necessário para a sua saúde que o ambiente em que esteja (familiar, de trabalho, etc) seja bem fresco e arejado. Desta forma, seu organismo estará livre de alergias e até mesmo livre de tonturas e desmaios decorrentes de uma queda de pressão, muito comum em locais quentes e abafados.

Fonte: http://delas.ig.com.br

Nenhum comentário: