visualizações de página

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Roncar, "barriguinha de chope" e disfunção erétil - problemas que merecem atenção especial

Muitos homens costumam roncar trazendo para suas parceiras noites mal dormidas e brigas. O que muitos não sabem é que o hábito de roncar pode ser uma doença que pode desencadear outros problemas. Além do ronco, a famosa “barriguinha de chope” e a disfunção erétil são outros problemas. Três agravantes na vida de um homem que merece uma atenção especial.

Segundo o neurologista e especialista em sono Geraldo Rizzo, um homem que ronca tem três vezes mais chances de falhar na hora do sexo. Isto acontece porque o sono da pessoa é prejudicado, devido ao indivíduo não completar os estágios necessários do descanso. Desta forma, o organismo sofre alterações metabólicas. E após os 50 anos de idade, a chance do homem ter uma disfunção erétil é quatro vezes maior devido ao ronco.

O especialista ainda alerta que o ronco na verdade é uma doença chamada apneia, onde a respiração do indivíduo chega a ser interrompida por alguns segundos. “Essa interrupção torna o sono fragmentado e superficial. Desta forma, o homem não consegue produzir a quantidade adequada de testosterona, hormônio do crescimento e óxido nítrico”, afirma o médico. Com a baixa quantidade do hormônio masculino, este homem tende a ter menos desejo sexual, estar cansado, estar suscetível a doenças, e até mesmo interferir na sua aparência.

A gordura visceral, conhecida popularmente como “barriga de chope” contribui bastante para o ronco. O próprio peso da barriga dificulta o movimento respiratório. Isso acontece porque a gordura abdominal se concentra na parte do diafragma (músculo abaixo das costelas). Como ele é o responsável pelos movimentos da respiração, quando há muito peso, precisa-se de muita força para executar a respiração. Além disso, o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica com certa freqüência, interfere no sistema nervoso central e faz a pessoa cada dia roncar mais, aumentando o estágio da apneia, e conseqüentemente contribui para a impotência.

O ronco e a barriga de chop além de estimular a disfunção erétil no homem, podem trazer outros problemas de saúde como hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, AVC, infarto e todas as doenças do sistema metabólico. Dormir mal aumenta a produção de grelina e reduz a leptina. A leptina é um hormônio ligado a saciedade, enquanto a grelina está ligada ao apetite. Assim, a pessoa terá menos saciedade e mais vontade de comer, especialmente alimentos mais gordurosos.

Na verdade, há uma série de considerações a serem levadas. O melhor mesmo é consultar um médico especialista e fazer os exames necessários. A respiração pode ser interrompida não somente pela apneia, mas também por outros fatores anatômicos como mandíbula inferior muito retraída, língua grande ou palato muito baixo. Estresse, ansiedade, consumo elevado de café ou energéticos, ingestão de bebidas alcoólicas, tudo pode contribuir para a combinação de problemas.

Fonte: http://saude.ig.com.br

Nenhum comentário: