visualizações de página

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Doses de aspirina podem reduzir risco de morte por câncer

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, constatou que o consumo diário de 75 mg de aspirina é capaz de reduzir em 20% o risco de morte de alguns tipos de câncer. Segundo os especialistas, estes resultados compensam os riscos associados ao medicamento como sangramentos e irritação do sistema digestivo.

O estudo analisou 25 mil pacientes, em sua maioria da Grã- Bretanha, e foi publicado na revista científica The Lancet. As pessoas que consumiram o medicamento tiveram um risco 25% menor de morte por câncer durante o período do estudo, e uma redução de 10% no risco de morte por qualquer causa. Sobre os tipos de câncer, houve uma redução de 40% no risco de morte por câncer de intestino, 30% para câncer de pulmão, 10% para câncer de próstata e 60% para câncer de esôfago. Os cânceres de pâncreas, estômago, cérebro, ovário e mama foram difíceis de analisar devido às poucas mortes decorrente dos pesquisados.

O coordenador do estudo, Peter Rothwell, disse que ainda não aconselha os adultos saudáveis a começarem a tomar aspirina imediatamente, devido aos riscos de sangramentos internos, apesar de serem baixos entre adultos de meia idade (0,1% anualmente). Essa porcetagem aumenta entre maiores de 75 anos. Segundo ele, o mais aconselhável seria ingerir doses diárias de aspirina entre os 45 e os 50 anos, por um período de 25 anos.

Fonte: BBC Brasil 

Nenhum comentário: