visualizações de página

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sua senha é realmente segura?

Não é de hoje que os hackes estão por aí para nos preocupar. Por isso é importante que se crie uma senha forte que gere dificuldade para estes hackes descobrirem. Mas não é o que acontece. Como tudo que fazemos nos pede senha, pela sua praticidade, achamos fácil ter uma única senha para lugares diferentes, facilitando a ação dos hackes. Uma pesquisa feita na Internet revela, por exemplo, que as senhas "brasil", "futebol", "123456", são as mesmas em logins iguais como e-mail, contas de redes sociais e sites de jogos.

Sabina Datcu, PhD em Estatística e Informática, realizou o teste. Criou um questionário que a ajudou a encontrar respostas sobre as escolhas das senhas. A pesquisa foi realizada com 1000 pessoas escolhidas aleatoriamente, de 16 países, com uma média de 29.5 anos de idade. O primeiro passo era descobrir quantas contas os usuários possuem. 67% disse que têm mais de 5 contas que pedem senhas. Quando perguntados se eles usam as mesmas senhas para quase todas as suas contas, 73% dos entrevistados disseram que sim. Com base nesses dados, portanto, é possível concluir que alguém que descubra uma única senha tem a capacidade de entrar em quaisquer contas da respectiva pessoa.

Quanto à complexidade de suas senhas, 25% afirmaram que suas senhas têm o mínimo de caracteres pedidos - normalmente seis. Apenas 1% do total de entrevistados afirmou ter alguma senha com 15 caracteres ou mais. No entanto, a complexidade de uma senha não é medida somente com base em seu tamanho, mas também em relação ao tipo de caracteres que ela contém. O experimento mostrou que mais de 60% dos entrevistados utilizam apenas letras maiúsculas ou minúsculas em suas senhas, enquanto 21% utilizam uma combinação dos dois. Apenas 5% utilizam senhas complexas, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Como de costume, os resultados inesperados formam a parte mais interessante de qualquer pesquisa. Para surpresa geral, apesar de a entrevista não ter sido longa, quando Datcu, a entrevistadora, perguntou a respeito da complexidade das senhas, mais de 12% das pessoas deram suas senhas a ela. Disseram: "Minha senha é xvc840m (caracteres escolhidos ao acaso). Você a achou forte o suficiente?". Parece brincadeira, mas não é...


Nenhum comentário: