visualizações de página

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

10 dicas para emagrecer

Natal já passou...Ano novo está se aproximando...e depois de todas guloseimas deste período fica na cabeça de muitos a seguinte pergunta: E agora como eu vou emagrecer? Ainda mais com o verão, praias lotadas, quem não quer ficar em forma pra curtir essa estação do ano tão esperada? Pra quem quer emagrecer, mas não tem tempo ou não quer ir à academia, vão aí algumas dicas que ajudarão a manter a forma. Mas é claro que para um resultado mais eficaz, o recomendável é a prática de exercícios físicos somada à alimentação adequada e balanceada.

1- Em alguns casos (depende do organismo e da dificuldade de ganhar peso de cada um), ingerir líquido durante as refeições pode engordar. O líquido, durante a refeição, se dilui com o ácido clorídrico e prejudica a digestão. Uma digestão comprometida pode dificultar a eliminação de gordura.

2- O ovo, ao contrário do que muitos pensam, não possui a quantidade de colesterol elevada. Sua quantidade é pequena e não compromete os níveis sanguíneos de colesterol. Ele ainda possui a “colina”, que ajuda na desintoxicação do fígado, aumentando a eliminação do colesterol. O cuidado deve ser na fritura, utilizando pouco óleo, ou até mesmo evitando.

3- Deve-se evitar comer próximo da hora de dormir. O excesso de comida aumenta a liberação da insulina, que é um hormônio que favorece o acúmulo de gordura. O recomendado seria comer uma quantidade equilibrada de duas a três horas antes de dormir.

4- Muitos evitam jantar por achar que vão engordar, o que é uma grande mentira. O jantar deve ser equilibrado, como por exemplo, o consumo de um carboidrato integral, uma carne magra, um legume, verduras e azeite. Desta forma, além de não engordar, eles fornecerão nutrientes para a formação de ossos e músculos durante a noite, e ajudarão o organismo a não acumular gordura.

5- Existe um mito de que o abacate engorda. Ele possui uma gordura monoinsaturada, que é saudável e ajuda, inclusive, a evitar o acúmulo de gordura na região abdominal. O recomendado é meio abacate pequeno, em média, três vezes por semana.

6- Um auxiliar no emagrecimento é o abacaxi. Ele possui a bromelina, uma substância que é mais encontrada no miolo da fruta, e que atua como uma enzima facilitadora da digestão. Assim, a absorção dos nutrientes será melhor, podendo reduzir o acúmulo de toxinas e gordura. Além de ajudar a emagrecer, o abacaxi ainda diminui a vontade de comer doces, colaborando duplamente na dieta.

7-     Uma outra dica para emagrecer é comer de três em três horas. Desta forma, mantém-se o metabolismo ativo e os níveis de açúcar equilibrados. Os picos de insulina, que favorecem o acúmulo de gordura e o aumento da fome nas principais refeições são evitados.

8- Outra coisa que muitos não sabem é a importância das castanhas na alimentação. Um consumo diário de uma colher de sopa das castanhas sem sal, além de várias vitaminas e minerais, favorecem o equilíbrio do organismo. As castanhas têm gorduras monoinsaturadas, muito magnésio e zinco. Evite as castanhas trituradas.

9- A ingestão de água morna evita o acúmulo de gordura porque ajuda a reduzir a acidez do estômago, favorecendo a ionização dos alimentos durante a digestão. Esse processo melhora a absorção de nutrientes, elimina toxinas e gera menos acúmulo de gordura.

10- O consumo de chá verde também ajuda a emagrecer, pois o principal composto do chá tem muitos antioxidantes e ativa a queima de gorduras. O recomendado é fazer o chá com as ervas e tomar até três xícaras ao dia. O chá só não deve ser consumido por quem tem hipertensão, hipotireoidismo ou insônia.

Nenhum comentário: