visualizações de página

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Óculos escuros também têm função preventiva para doenças oculares

O verão começou no último dia 21 e com ele surgem as preocupações com o sol quente e seus raios ultravioleta. Nesta época, é notória a procura por protetor solar para não ter problemas de saúde com a pele, e muitos se esquecem de outra proteção – os olhos. Os olhos são tão importantes quanto a pele e precisam de uma atenção especial. Neste caso, os óculos escuros, usados apenas como um acessório, tornam-se indispensáveis para a prevenção de doenças oculares.

Segundo o médico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Marcus Safady, os problemas oculares mais comuns por causa da exposição solar são: opterigio, que é uma alteração da conjuntiva, uma membrana que recobre o olho; pequenos tumores de pálpebra; ceratite actínica (inflamação da córnea), que é uma exposição ao sol de várias horas e se tem um quadro agudo de dor, inflamação, e sensação de areia nos olhos. Safady ainda alerta para danos piores como no cristalino (parte do olho responsável pelo foco), e na retina, onde a imagem é projetada e transformada em estímulos nervosos.

Mas não é qualquer óculos que vai proteger de forma segura os olhos. Os óculos têm que ser de óticas estabelecidas legalmente para uma proteção de 100%. Quem compra óculos de origem duvidosa, além de não estar protegendo fielmente os olhos, ainda o está expondo a problemas mais graves pelo uso inadequado das lentes.


Nenhum comentário: