visualizações de página

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tam cria serviço de telefonia móvel e internet a bordo

Passou a vigorar hoje, dia 28 de outubro, o serviço de telefonia móvel e Internet a bordo pela TAM, em parceria com a OnAir que é fornecedora de celulares em aeronaves. Em apenas vôos nacionais, o serviço será oferecido com uma limitação de 8 passageiros por vez, que poderão falar simultaneamente ao celular. Já a Internet será utilizada através de smartphones e a tarifa dependerá da operadora telefônica.

Este sistema, via satélite é baseado em tecnologia que permite que células internas se comuniquem com a rede celular convencional. Desta forma, alguns problemas que fizeram com que as companhias aéreas do mundo todo proibissem o uso do celular de redes convencionais a bordo são evitados, conforme testes feitos pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). Por enquanto este serviço estará disponível apenas na aeronave Airbus A321, que realiza rotas entre Guarulhos (Cumbica), Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre.

Os passageiros poderão fazer chamadas, enviar mensagens (SMS) e acessar a internet, apesar da tarifa não deve ser barata: o serviço funcionará em roaming internacional quando a aeronave atingir 4 mil metros de altura. A TAM prevê que, no ano que vem, mais aeronaves estarão equipadas com o serviço para os vôos domésticos.

Nenhum comentário: