visualizações de página

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Redes socias são utilizadas como ferramenta de trabalho

As redes sociais têm evoluído muito nos últimos anos. O que antes era uma simples forma de interação e de fazer novas amizades, hoje as mídias sociais têm um papel muito mais relevante para a sociedade. Algumas empresas têm utilizado as redes para divulgar sua marca, expor seus produtos, interagir com clientes, possibilitando desta maneira, novas recolocações no mercado através da exposição da sua marca, ou uma inicialização com um novo produto


Essa nova estratégia de marketing serve para aproximar o cliente, mostrando-lhe promoções, novos produtos, tornando esta marca mais acessível para o consumidor. Com a inserção das redes sociais, como orkut, twitter, facebook, entre outras, a empresa ainda atrai novos clientes e faz uma divulgação de forma interativa, encontrando um feedback imediato da aceitação do produto ou marca.

O administrador de redes sociais da Nike, Gelson Theodoro Soares, que trabalha na divulgação da empresa há 25 anos, e especificamente com mídias sociais há dois anos, fala que com o surgimento das redes sociais, seu leque de relacionamento aumentou bastante. Ele consegue atingir um público maior de forma rápida e eficaz, além do baixo custo pela divulgação. Segundo Gelson, as redes sociais vieram pra ficar. “A empresa que não se adequar e não inserir sua marca, ficará totalmente desconexa e perderá competitividade” diz Gelson.    
Já a administradora de redes sociais da Natura, Marcela Capobianco, que trabalha com mídias sociais há um ano, fala que as redes sociais como facebook, twitter, orkut, são excelentes ferramentas, mas também tem seu lado negativo. “É preciso tomar muito cuidado com pequenos deslizes que podem tomar proporções enormes. Uma divulgação de um dado errado, além de confundir o cliente, pode causar más interpretações, pois uma vez que se “solta” uma informação inverídica, é difícil consertá-la no mundo virtual”, explica Marcela.  
Dados revelam que 80% dos brasileiros utilizam o orkut como forma de interação. Em vista disso, as empresas têm pesquisado e incluído suas marcas nessas redes sociais para atrair esse público virtual. Seus resultados têm sido satisfatórios, seja em maiores vendas, maiores contatos, um cliente mais próximo que consegue fazer críticas e sugestões e ser ouvido. O que antes era uma somente diversão, hoje é uma excelente ferramenta de trabalho.  

Nenhum comentário: