visualizações de página

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Surgimento do videogame...como tudo começou

O assunto que iremos abordar hoje agrada não só crianças, mas também jovens e adultos: o videogame.O que pouca gente sabe, é que o primeiro videogame , se é que podemos chamá-lo assim, foi desenvolvido em 1962, por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, colegas do Instituto Ingham de Massachusetts, EUA. Baseados em vários equipamentos, eles decidiram criar algo útil para suas horas vagas, nascendo assim, o primeiro jogo eletrônico: o Spacewar.


Dez anos depois, o primeiro videogame passou a ser vendido nos Estados Unidos. Era o Odissey, elaborado pela empresa Magnavox, em 1972. O Odissey foi comercializado no Brasil no final da década de 70. Fabricado pela Philco e Ford, o console ficou conhecido como Telejogo. Foi uma época bastante complicada do videogame, pois os jogadores tinham que ter bastante imaginação, já que o jogo era composto de quadrados na tela que significavam pessoas, naves, etc. 


Após Odissey, surge o fenômeno que todos normalmente associam com a história do videogame: o Atari. Projetado por Nolan Bushnell e lançado em 1978 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil, o console Atari 2600 é considerado um símbolo cultural dos anos 80 e um fenômeno de vendas. Após a quebra da Atari no início dos anos 80, a Nintendo surgiu. Seu primeiro sucesso de vendas foi o console Famicom, de 8 bits, que foi renomeado de NES (Nintendo Entertainment System). Sob o NES, foram feitos jogos famosíssimos, como Mario e Donkey Kong, por exemplo. Enquanto a Nintendo crescia e se consolidava como a maior no mundo dos consoles, a SEGA, outra empresa japonesa, também se desenvolvia. Para concorrer com o NES, a empresa lançou o Master System. 

Sabendo que não iria ultrapassar a Nintendo, a SEGA desenvolveu um novo console, de 16 bits: o Mega Drive. A líder, Nintendo, entrou na disputa e lançou um dos maiores sucessos de toda a história do videogame: o Super NES. Enquanto o console da SEGA tinha mais jogos, o da Nintendo era mais avançado e possuía melhores gráficos. Afinal, quem nunca ouviu falar da disputa entre Mario e Sonic, Nintendo e Sega, respectivamente? 

Após essa longa disputa, entra uma nova e forte concorrente no mundo dos games: a Sony, dando início também, a uma nova geração de videogames. Nesse momento, a SEGA lançou sem muito sucesso de 32 bits, Saturn. A Nintendo surpreendeu todo o mundo anunciando o N64, com gráficos de 64 bits! Outro fato importante é o lançamento do Playstation, da Sony, que por possuir uma grande biblioteca de jogos, tornou-se o líder da geração, com 100 milhões de consoles vendidos. 

Por ser recente, a penúltima geração dos videogames é conhecida até mesmo pelas crianças. O Playstation 2, da Sony, lançado no ano de 2000, o qual continuou a história de sucesso do PlayStation, passando a ter mídias em formato de Dvd. O GameCube, da Nintendo, sendo o sucessor natural do N64 em 2001, e a novidade Xbox, da gigante dos softwares Microsoft. 

A atual geração de consoles se resume nos três lançamentos das mesmas fabricantes da geração passada. A disputa agora é entre o Playstation 3, da Sony; o Wii, da Nintendo; e o Xbox 360, da Microsoft; e esta disputa parece que vai durar um bom tempo. Pra nós, meros mortais, só nos resta apreciar se possível cada um deles!
Wii da Nitendo
Xbox 360 da Microsoft

Nenhum comentário: