visualizações de página

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Novas possibilidades através do Rádio Digital



Assim como a tv já possui seu sistema HD, de alta definição, ou seja, tv digital, com imagens 100% nítidas, o rádio também passará por esta migração total em até 15 anos. Estes estudos começaram em 2005 e os testes ainda estão em andamento, definindo o padrão de rádio digital no Brasil, e em breve os carros virão com rádio digital.

O rádio digital trará diversas vantagens para o ouvinte como por exemplo:

  • A qualidade de som. O AM terá som de FM, e FM terá som de CD;

  • Não haverá interferência na transmissão, ou terá um sinal nítido, ou não terá sinal nenhum;

  • Os rádios terão visores de cristais líquidos, por onde serão transmitidas informações no formato de texto sobre autor e intérprete de músicas, principais notícias, trânsito, entre outros;

  • Transmissão em baixa resolução de imagens como capa de cds, fotos de artistas e shows, e futuramente, pequenos vídeos em baixa resolução, como por exemplo, gols da rodada;

  • AM e FM estarão na mesma freqüência. Não haverá separação como hoje.

  • Alguns modelos de receptores terão recursos como a gravação de músicas com registro de informações como autor e intérprete e a possibilidade de voltar para o começo de um programa que se pegou no meio;

  • Transmissão de até três programas simultâneos, na mesma freqüência, para públicos diferentes. Por exemplo: A FM O Dia poderá ter até três programas simultâneos, um tocando somente funk, noutro somente pagode, e no outro somente hip hop, desta forma, o público poderá escolher o que mais lhe agrada.
 

Com esta visão de rádio, novas emissoras surgirão, a tendência é que as rádios piratas se extinguem, e assim como na tv, surgirão as rádios por assinatura contendo canais com 24 horas de músicas sem comerciais, de esportes, entrevistas, notícias, entretenimento, clima e trânsito.

Em 1895, o Cientista inglês Lord Kelvin disse: “O rádio não tem futuro”. Apesar de ter sido ameaçado com o surgimento da tv, o rádio mostrou que veio pra ficar, e o brasileiro não vive sem rádio. Só no Brasil, existem 4.000 emissoras de rádio comercias e educativas, sendo 1.700 em AM e 2.300 em FM. Para se ter uma idéia da importância deste meio, o apagão que teve em novembro de 2009, que atingiu 10 estados brasileiros, o único veículo que funcionou foi o rádio.

Um comentário:

Vinícius - RJ disse...

Muito Interessante A Noticia De Que Teremos Uma Radio Digital Assim Podemos Ter Melhor Qualidade No Sinal e Entre Outras Vantagens Citadas.
Adorei o Blog,Continue Sempre Posando Noticias Que Possa Nos Manter Informado.
Parabéns.