visualizações de página

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um dos grandes inventos da história completa 60 anos

Neste ano de 2010 a Tv Brasileira completa 60 anos de história, exatamente no dia 18 de setembro, quando Assis Chateaubriand importou a tecnologia. Foram importados 200 aparelhos e espalhados em pontos estratégicos para a 1ª exibição “forçada”, pois ninguém tinha os aparelhos. A pré-estréia da Televisão no Brasil aconteceu no dia 3 de Abril de 1950. Foi com uma apresentação de Frei José Mojica e as imagens foram assistidas em aparelhos instalados no saguão dos Diários Associados. A partir daí surgiram “TV na Taba", apresentado por Homero Silva, que foi o primeiro programa transmitido. Teve a participação de Lima Duarte, Hebe Camargo, Mazzaropi, Ciccilo, Lia Aguiar, Vadeco, Ivon Cury, Lolita Rodrigues, Wilma Bentivegna, Aurélio Campos, do jogador Baltazar e da orquestra de George Henri. Logo na estréia a TV Brasileira teve de mostrar seu poder de improviso. Eram apenas duas câmeras e horas antes do começo da transmissão uma pifou. Os técnicos americanos aconselharam que a "festa" fosse adiada, mas lá estava o diretor Cassiano Gabus Mendes, outro pioneiro da TV brasileira, que decidiu ir ao ar mesmo só com uma câmera. Havia também o “Imagens do Dia’, e “A Vida por um fio”, sem contar a vinda do “Repórter Esso”. A programação não tinha horário fixo, haviam muitos erros de gravação, as pessoas não tinham experiência, tudo era ao vivo. Os profissionais do rádio migraram para a tv e os programas eram moldados no rádio, e até hoje são assim. A Tv Tupi é a primeira emissora que ganha seu espaço.

Na década de 60, começa a se pensar em contratar pessoas qualificadas e principalmente em publicidade. Chega o videotape, facilitando o trabalho de edição e montagem, podendo reprisar e trabalhar em vários lugares ao mesmo tempo, ganhando tempo. É um salto na produção televisiva, tornando um produto interessante financeiramente. Os aparelhos começam a crescer na produção nesta década. A Tupi sofre com problemas de administração, dando espaço para o surgimento da Tv Cultura, e Excelsior, e em 65 surge a Globo. A TV Excelsior de São Paulo coloca no ar a primeira telenovela diária: "2-5499 Ocupado", direção de Tito de Miglio, com Glória Menezes e Tarcísio Meira. Com a Ditadura de 64 vieram a censura e os seriados americanos: "Batmasterson", "Bonanza", "A Feiticeira", "Perdidos no Espaço", "Papai sabe tudo" etc. Em 69, estréia o "Jornal Nacional", da Rede Globo, marcando o início das operações em rede no Brasil. O noticiário era apresentado por Heron Domingues e Léo Batista. Foi o primeiro programa regular a ser transmitido em rede nacional e implementou um novo estilo de jornalismo na TV brasileira.

Na década de 70, oficialmente surge a tv em cores com o sistema pal-m. Cria-se as redes televisivas através de satélites com a programação integrada. A tv sofre interferência da ditadura. O governo concedia espaço para a tv de forma privada, investindo em infra-estrutura. A Globo fecha contrato com a Time-Life, que lhe dá apoio financeiro, desta forma ela dispara em relação às outras emissoras. Em 31 de Março acontece a primeira transmissão a cores da TV brasileira: a Festa da Uva de Caxias do Sul / RS. Em 73, vai ao ar pela primeira vez o programa "Fantástico", da Rede Globo. No mesmo ano "O Bem Amado" da TV Globo foi a primeira novela colorida. Inaugurada em janeiro a TV Studios (TVS), no Rio de Janeiro, embrião do SBT, de propriedade de Sílvio Santos. Em 7 de Março, a Globo coloca no ar a versão de maior audiência do "Sitio do Pica-Pau Amarelo", telenovela infantil. Não esquecendo da transmissão da Copa do Mundo no México, em que o Brasil conquistou o tri campeonato.

Na década de 80 a Tv Tupi é extinta e surge o SBT. Com o fim do regime militar é aberta a censura. Em 83, é inaugurada a Rede Manchete, com equipamentos de última geração, apresentando filmes e séries premiadas, numa programação voltada para as classes mais altas. Surge o seriado Chaves no SBT, e o Programa de Silvio santos, “a Porta da Esperança”. Na manchete, a primeira transmissão dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro direto do Sambódromo, com a inauguração da Marquês de Sapucaí. Na Globo, estréia o programa “Clube da Criança” com a Xuxa. Em 87, “a Praça é Nossa”, com o Carlos Alberto de Nóbrega, e em 89 “o Domingão do Faustão”.

Na década de 90, explode a venda de Tvs. Desta vez surgem programas voltados para as classes populares como: Ratinho Livre, Cidade Alerta, Note e Anote com Ana Maria Braga na Record. Surgem também as Tvs por assinatura, uma alternativa para as classes altas fugirem das programações abertas. Junto com elas, surge a Mtv. Em 92, transmissão ao vivo do impeachment do Presidente Fernando Collor, assumindo o vice Itamar Franco. Em 94, a Xuxa muda seu programa, surge Xuxa park, programa voltado para adolescentes aos sábados. Não esquecendo dos grandes líderes e audiência como “Sai de baixo”, “Chiquititas”, a novela “Xica da Silva” na Manchete, e “o Programa do Raul Gil” na Record. Em 99 explode um grande sucesso o Show do Milhão do Sílvio Santos, gerando grande audiência e encostando na Globo no horário nobre. No mesmo ano a Manchete fecha suas portas e surge a Rede Tv com programações como: “super pop”, “tv fama”, “a casa é sua”.

Nos anos 2000 , as emissoras passaram a importar programas e os reality shows viraram sucesso nacional. Surge a discussão sobre a tv digital. Em 2007 é oficializada no Brasil, apesar dos traços japonês, mas com sua própria linha, imagem de qualidade HD, interatividade e acessibilidade. Com tanta tecnologia, não dá pra imaginar qual será o próximo passo. Só nos resta sentar no sofá, aguardar e apreciar o que há de tão fascinante neste mundo de modernidade, que está em constante transformação.

Nenhum comentário: