visualizações de página

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Tudo o que você precisa saber sobre a hemorroida


Um dos males que afeta muito a vida das pessoas, mas que nem sempre é divulgado por questões de vergonha é a hemorroida. Muitas pessoas associam a hemorroida com a prática do sexo anal, o que não tem nenhuma relação. Normalmente aparece sem nenhum motivo aparente, mas algumas situações podem desencadear quem já tem maior predisposição de ter a hemorroida como: a obstipação, a gravidez, as moléstias hepáticas que afetem a veia porta, os problemas de próstata, as diarréias crônicas, os tumores de reto e o uso constante de laxantes.

A hemorroida é uma massa dolorosa de veias inflamadas e dilatadas na mucosa de revestimento do ânus e do reto. As internas ocorrem na região de união do ânus e do reto e encontram-se recobertas por uma membrana mucosa. As externas encontram-se localizadas fora do ânus e estão cobertas por pele. Ocasionalmente as hemorroidas internas podem sair para o exterior, obstruindo o fluxo de sangue.

Os principais sintomas são: dor, ardência e coceira na região inflamada e sangramento durante as evacuações. A hemorroida não causa câncer, mas qualquer hemorragia retal deve ser analisada através de um proctologista para descartar tumores do cólon ou do reto.

Quanto ao tratamento, normalmente deve-se aliviar a prisão de ventre com alguma mucilagem ou com a inclusão de fibras na dieta. Quando existe sangramento nas veias, pode ser tratado com diversas técnicas que estimulam a formação de tecido cicatricial. A cirurgia tradicional é necessária quando os outros métodos não podem ser aplicados. Já as dores podem ser aliviadas com banhos de assento, cremes e anestésicos locais.

Nenhum comentário: