visualizações de página

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Filmes ajudam na educação das crianças


Todo mundo sabe do grande desafio de se educar crianças nos dias de hoje. Diante de tantos valores inversos e violência, fica muito difícil da família transmitir os valores passados de geração para geração, como o respeito, a dedicação, a persistência, entre outros. O que pode ajudar bastante os pais a educarem seus filhos são os filmes. Alguns transmitem valores e são grandes aliados aos pequeninos que ainda estão em fase de desenvolvimento. Abaixo uma lista de 25 filmes que transmitem uma lição de vida em suas histórias:

- A Invenção de Hugo Cabret (livre): O filme trata de um órfão que vive com seus próprios recursos. Trata-se da persistência e de acreditar no próprio potencial.

- A Onda (maiores de 16 anos): Professor propõe experimento sobre fascismo, mas perde o controle. É ideal para discutir identidade e a falta dela.

- Billy Elliot (+12): Menino descobre talento para o balé e vence aos poucos oposição do pai e do irmão. Mostra às crianças que não se deve ter vergonha de quem se é.

- À procura da felicidade (L): Pai solteiro procura oportunidade de trabalho com salário digno. O filme fala da perseverança, da necessidade de batalhar.

- Um sonho possível (+10): Filme ensina que é possível superar dificuldades. Jovem negro com talento para o futebol americano recebe ajuda quando não tem mais onde morar.

- A vida em preto e branco (+12): Garoto se torna personagem de seriado dos anos 50. O filme mostra que as coisas não são perfeitas, mesmo que pareçam.

- Entre os Muros da Escola (+12): Filme mostra diferenças culturais e religiosas na história do professor que enfrenta desafios para ensinar uma turma de nacionalidades diversas.

- A vida é bela (+12): Filme retrata esforço de pai para proteger filho dos horrores nazistas. Ensina sobre a guerra e ajuda a encarar as dificuldades com leveza.

- O Sorriso de Monalisa (+12): Professora de História da Arte inspira suas alunas a sonharem além do casamento. Retrato do conservadorismo existente na década de 50. 

- Sociedade dos Poetas Mortos (+12): Filme também mostra professor que inspira os alunos a pensarem por si mesmos em uma escola tradicional. Ensina a seguir objetivos.

- De repente 30 (L): Garota de 13 anos em crise pede para ser adulta e desejo se realiza. Além de viver em seu tempo, filme ensina a respeitar o próximo.

- Persepolis (+12): Filme conta a história de uma garota iraniana descontente com a opressão do país. Animação representa as problemáticas de outra cultura com leveza e humor.

- Se enlouquecer não se apaixone (+14): Adolescente procura hospital psiquiátrico. Filme fala sobre depressão e como não deixar-se levar pelas dificuldades.

- As melhores coisas do mundo (+14): Adolescente vive entre fofocas na escola e internet. Com diálogos realistas, ensina valores. Muito rico para discutir com os filhos.

- Rain Man (L): Homem descobre que seu pai deixou uma fortuna para o irmão autista, que desconhecia. Para discutir preconceito, laços e estigmatização.

- Luzes da cidade (Livre): Filme de Chaplin retrata o amor do vagabundo por uma jovem cega. Ensina sobre o respeito ao próximo e a não ter preconceitos.

- Edward Mãos de Tesoura (Livre): Personagem exótico é perseguido por sua excentricidade. Serve para discutir as aparências, que, às vezes, enganam.

- Lisbela e o prisioneiro (+14): Malandro bondoso e mocinha sonhadora se apaixonam. É engraçado, as crianças acompanham e serve para discutir ética.

- Feitiço do tempo (L): Homem fica preso no mesmo dia. Ensina que não adianta fazer sempre o mesmo para conseguir algo diferente.
- Jamaica abaixo de zero (L): Filme mostra treino de equipe de trenó para vencer Olimpíada. Com humor, filme ensina a ter determinação.

- Papai bate um bolão (+6): Phil se torna técnico do time de futebol do filho. Filme mostra a importância da socialização, e que ganhar nem sempre é o principal. 

- A árvore dos sonhos (+12): Veterano de guerra volta para casa e se depara com uma rixa. Filme serve para discutir de que vale uma rivalidade.

- Vestida para casar (+10): Mulher repensa a própria vida quando homem pelo qual é apaixonada decide casar com a irmã dela. Serve para discutir o que é ideal.

- Confiar (+16): Adolescente começa relacionamento pela internet que, depois, descobre ser com um pedófilo. Trata do perigo de se expor online.

- Central do Brasil (+12): Menino perde a mãe e recebe a ajuda de uma mulher para procurar o pai no interior nordestino. Mostra diferentes faces da realidade brasileira. 

 Fonte: www.ig.com.br

Nenhum comentário: