visualizações de página

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cuidado com as empresas de RH que ligam marcando entrevistas de emprego


Conforme eu já havia mencionado em posts anteriores, há uma grande dificuldade de arrumar um emprego, tanto pela sua competitividade, quanto às empresas que querem se aproveitar do desespero do desempregado para aplicar golpes. Desta vez, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) pediu à Justiça, nesta quarta-feira (19), que sejam decretadas medidas cautelares de proibição de prestação de serviços no ramo de recrutamento de pessoal contra a RH Prime Consultoria em Recursos Humanos. Fernando Lewkowickz, Vivian Ferreira da Silva, Wilson Brum da Silveira Neto, Carlos Daineze e Maximiliane Silva fazem parte do grupo que aplicava o golpe do “falso emprego”, e foram denunciados por formação de quadrilha e estelionato pelo Promotor de Justiça Alexandre Themístocles.

A quadrilha acessava, indevidamente, o banco de currículos disponibilizado em um conhecido site de oferta de empregos e convocavam as vítimas para supostas entrevistas profissionais. A farsa promovida pela quadrilha levava as pessoas a crerem que seus perfis se encaixavam em vagas pré-determinadas. A fraude era incrementada pela ampla divulgação da página da RH Prime na internet.

Ao chegar ao local, as pessoas eram informadas que para conseguirem o tão sonhado emprego, elas deveriam contratar, necessária e urgentemente, um suposto serviço de marketing pessoal impresso e divulgação segmentada. Abusando da necessidade de emprego e da inexperiência das pessoas, o grupo causou gravíssimos prejuízos financeiros individuais.

A quadrilha chegou a lucrar, somente nos primeiros dez dias de setembro, cerca de R$ 10 mil com os golpes. O cálculo foi feito com base em documentos apreendidos por agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do Ministério Público. A empresa, que fica localizada na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, foi procurada para responder às acusações, mas não havia nenhum representante no local. Entretanto, havia sete pessoas que estavam no local para realizar a falsa entrevista de emprego, e que foram salvas de cair na armadilha.

O promotor de Justiça pede que as outras vítimas da RH Prime entrem em contato com a Ouvidoria do MP-RJ pelo telefone 127.

Nenhum comentário: