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quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A importância da comunicação em todas as esferas da sociedade

Atualmente comunicar-se é algo muito simples e comum. Trocar informações e fazer com que todos entendam não é uma tarefa tão fácil. As pessoas se conectam na internet, trocam mensagens pelo celular, enfim, estão 24 horas interagindo umas com outras pessoas. Quem vê toda essa tecnologia de hoje não imagina que a comunicação, mesmo que de forma arcaica, existe desde os tempos primórdios. Para se ter uma ideia, as primeiras aparições de comunicações escritas de que se têm notícias são das inscrições nas cavernas 8.000 anos A.C, através das pinturas rupestres. Daí então, a comunicação foi se aperfeiçoando, passando por vários estágios até chegar ao que conhecemos hoje, e que com certeza ainda vai evolui mais pra frente.

Se formos analisar a palavra comunicação, no dicionário, ela é definida como: “Processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por meio de métodos e/ou sistemas convencionados”. Partindo deste ponto, vamos falar da Comunicação Social, que hoje tem seu valor vital, pois ela tem o papel de transmitir informações ao público por meio de telejornais, internet, e todos os veículos jornalísticos, de modo que todos compreendam. É através do jornalismo que a sociedade fica sabendo de assuntos de todo o mundo sem sair de casa, havendo sempre uma interação, e colaborando desta forma, com a globalização.

Como a área de Comunicação Social vem se ramificando, hoje em dia se tem mais uma nova área bastante discutida atualmente no mercado, apesar de ser antiga: a Comunicação Empresarial. Desde a década de 70 já se falava de Comunicação Empresarial, porém, a atividade ocorria de forma muito desorganizada. Todo trabalho que hoje é exercido pela assessoria de imprensa, publicidade, edição de publicações empresariais, entre outras tarefas, eram executadas por profissionais da área de Recursos Humanos.

A Comunicação Empresarial atual é de suma importância para toda empresa. É através deste setor, contando é claro com uma equipe de profissionais capacitados, que uma instituição é posta e vista no mercado, por exemplo. É um equívoco pensar que o setor de comunicação dentro de uma empresa se restringe somente a confecção de boletins, newsletters e impressos divulgados aos colaboradores. Um jornalista funciona como um consultor a fim de analisar as necessidades da empresa, fazer uma ponte de comunicação entre o diretor e o empregado, e transmitir informações úteis e de interesse geral para todos que compõem a instituição.
            
Quando um jornalista cria um planejamento estratégico voltado para o mercado, ele trabalha de forma minuciosa. Uma pessoa que visita uma empresa, assim que ela entra, só pelo o que vê, já tem as primeiras impressões a respeito da instituição.  Existem três pontos a serem analisados como: identidade, imagem e reputação. A identidade é a manifestação visual como nome, logomarca, uniformes, etc. A imagem é o reflexo da identidade, ou seja, é a instituição sob o ponto de vista de seus diferentes públicos. Já a reputação é quando a identidade e a imagem estão alinhadas. Em outras palavras, a reputação é o resultado do que a empresa é aos olhos do público interno e externo. Já quando se cria um planejamento estratégico voltado para o empregado, este é o principal alvo, portanto toda ação deve girar em torno dele.

Sendo assim, percebemos o quão é importante a comunicação em todas as áreas, especificamente na área de Comunicação Empresarial, tema central desta revista. Uma empresa que não investe neste setor está fadada ao fracasso, pois com relação aos colaboradores ela não vai saber o que eles pensam; e com relação ao mercado ela não vai saber como é vista externamente. Um comunicador é mais do que um simples transmissor de informações, ele é o principal responsável pela formação de opiniões e valores.

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