visualizações de página

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A dificuldade de arrumar um emprego de qualidade


Cada dia que se passa está mais difícil de conseguir um emprego. Muitas pessoas dizem que não há empregos, o que não é verdade. Há muitos empregos, o que não há são pessoas qualificadas para tais cargos. Hoje em dia, as empresas pedem muitas exigências, e em sua maioria não pagam de acordo com o que pedem. Um exemplo disso é quando as empresas pedem inglês fluente, e o candidato mal sabe o português. Outra coisa é experiência, em que muitas vezes o que o candidato quer é uma oportunidade para enfim conseguir a tal experiência comprovada em carteira.

Outra situação que está bastante comum é a omissão de certas informações aos candidatos. Muitas empresas, com a intenção de captar funcionários, omitem informações como a verdadeira carga horária, por exemplo. O funcionário entra na empresa achando que vai trabalhar de segunda a sexta, mas depois descobre que tem que trabalhar sábados, domingos e feriados.

E por falar em finais de semana e feriados, é comum vermos em vagas de emprego, a frase: disponibilidade total de horário. Em outras palavras, você tem que trabalhar direto, e quase sempre, estas vagas não pagam o final de semana. Todo trabalhador que trabalhar finais de semana e feriados deve receber 100% o dia, isso é lei.

Outra coisa bastante comum que tenho reparado é o desmerecimento de algumas profissões. Já vi vagas que pedem Ensino Superior completo e pagam em torno de mil reais, e ao mesmo tempo vaga de pedreiro que nem requer ensino fundamental, pagando 100 reais a diária. Não é questão de diminuir a profissão de pedreiro, mas é muito triste você investir em estudos e no fim não ser reconhecido financeiramente.

Infelizmente, há empresas corruptas que só querem se aproveitar do funcionário, por isso é muito importante buscar informações da empresa antes da contratação. Se possível, procure conversar com funcionários da empresa. Busque referências! Quanto ao que as vagas exigem, procure ler sobre os assuntos pedidos para se ter uma noção do que pedem. Com relação aos cursos de idiomas solicitados, há sites que ensinam gratuitamente. Pode não ser perfeito, mas ajuda bastante, principalmente com relação à gramática. E por fim, com relação à experiência, enquanto não se tem um emprego, procure fazer algum trabalho voluntariado que sirva como portfólio. Além de obter alguma experiência, através do portfólio, você pode ser visto pelo mercado de trabalho.

Nenhum comentário: