visualizações de página

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Dieta: Você pode estar fazendo fazendo isso errado!

Todo mundo que deseja fazer uma dieta já tem em mente o que deve comer e o que deve ser cortado de sua alimentação. Mesmo sem consultar um nutricionista, já estão inseridos em nosso cotidiano os malefícios e benefícios dos alimentos. Mas o que muitos não sabem, é que há um grande equívoco com relação a esses alimentos. Já pensou em cortar de sua alimentação alimentos que não são tão agradáveis para uma dieta ou continuar comendo alimentos até então prejudiciais à saúde?  Confira abaixo a lista dos “falsos mocinhos” e dos “falsos vilões”.


Falsos mocinhos

Água de coco

Apesar de possuir elementos essenciais para repor as perdas de líquidos e sais durante a prática de exercícios, a água de coco contém frutose e gorduras saturadas em grandes quantidades. Isso tudo não apenas engorda, mas representa risco para o organismo como um todo. Assim, indivíduos diabéticos e hipertensos devem ficar alertas com a quantidade ingerida.

Barras de cereais

Apesar de serem ricas em carboidratos e cereais integrais, reduzindo a fome e a vontade de comer doces ao longo do dia, as barrinhas com chocolate, por exemplo, têm seu teor calórico elevado, além de maior quantidade de gorduras. Ao substituir a ingestão de frutas pelas barrinhas, corre-se o risco de reduzir a ingestão de vitaminas essenciais ao organismo.

Queijo branco

O queijo apresenta elevado teor de proteínas, vitaminas A, D e complexo B e elevado teor de cálcio e fósforo. Porém, dependendo do tipo de queijo, pode apresentar altos teores de gorduras saturadas e calorias, contribuindo com o aumento do peso corporal e agravar doenças cardíacas.

Suco de fruta de caixinha

A maioria apresenta grande quantidade de corantes e conservantes, favorecendo quadros de alergias. Também apresenta altos teores de açúcares para garantir sabor doce.

Cereais matinais

Geralmente são preparados com grãos integrais de milho, aveia, centeio, cevada e trigo e ricos em minerais, em especial magnésio e selênio, vitamina E, e ácidos fenólicos. O problema é que normalmente, não são alimentos com valor calórico reduzido – e algumas versões inclusive acrescentam açúcar refinado na composição.



Os falsos vilões

Macarrão integral

Ele possui elevado teor de fibras e índice glicêmico baixo, evitando pico de insulina e diminuindo o acúmulo de gorduras, além de promover maior tempo de saciedade. O que deve ser analisado não é a massa, mas sim o tipo de molho utilizado. Opte sempre por versões de baixas calorias, como o molho ao sugo com manjericão.

Banana

É rica em fibras, potássio, magnésio, cálcio, vitaminas A, C e do complexo B e sacarose, fornece um bom aporte calórico. Estimula a produção de serotonina, diminuindo o cansaço mental. Porém, pessoas com problemas renais devem evitar, devido ao controle restrito de potássio.

Leite integral

Somente o leite integral contém as vitaminas lipossolúveis A e D. As versões desnatadas, se não forem enriquecidas, perdem estas vitaminas – essenciais para a saúde dos olhos e dos ossos. Porém, o leite também tem gorduras saturadas na composição – indivíduos com colesterol elevado devem evitá-lo.

Feijão (e outras leguminosas)

Ele possui elevado teor de proteínas, fibras solúveis e insolúveis, tiamina (B1), que é essencial na formação de acetilcolina, importante neurotransmissor. Além disso, é rico em ferro, ácido fólico e magnésio, nutrientes que atuam na prevenção de doenças do coração. Como ele também é rico em fitatos e fibra dietética, pode diminuir principalmente a absorção de ferro e cálcio.

Batata

Ela apresenta alto teor de amido, importante fonte energética, é fonte de lítio, um oligoelemento que atua no tratamento e prevenção da depressão, além de ser rica em vitamina C. Porém quando frita pode formar acrilamida, um potente indutor de câncer e inflamação, acelerando o processo de envelhecimento e aumentado a atividade da proteína C reativa, favorecendo a aterosclerose.

Fonte:
www.ig.com.br


Nenhum comentário: