visualizações de página

sábado, 14 de abril de 2012

Droga é uma droga!

Nesta semana, o governo do Rio de Janeiro anunciou um projeto de eliminação do crack, para tratamento dos usuários e prevenção. Como o próprio nome já diz, a droga não é algo bom, e muitos não sabem o que ela de fato causa no organismo, além da dependência. Diante disto, será listada abaixo, uma relação dos principais malefícios que a droga causa na saúde de um usuário. Depois de ler isso tudo vem a famosa pergunta: Pra que querer usar uma coisa que se chama droga? Se fosse bom se chamaria outra coisa, menos droga. Pense nisso!

No momento em que a pessoa usa a droga, a fumaça entra no sangue através dos pulmões, se espalha por todo o corpo e chega ao cérebro em 10 segundos. Em seguida, uma vez no cérebro, as substâncias químicas são absorvidas na região responsável pelo prazer, e se ligam aos neurotransmissores dopamina e adrenalina. Esses dois neurotransmissores voltam a circular pelo corpo associados aos químicos do crack, dando sensação de prazer e confiança ao usuário. A sensação dura apenas 5 minutos, e em curto espaço de tempo, o usuário sente a necessidade de consumir de novo.

Depois de 3 semanas, a droga já começa a prejudicar a saúde. Com o uso repetitivo, a alta temperatura de combustão do cachimbo faz com que as vias aéreas ( nariz, laringe e esôfago) sejam queimadas. Depois a droga destrói os alvéolos pulmonares, facilitando infecções como tuberculose e pneumonia, podendo ocasionar hemorragia local. No sangue, a droga eleva a pressão arterial e acelera os batimentos cardíacos, podendo resultar num infarto e outras doenças cardíacas. No aparelho digestivo, a droga atrapalha a digestão e afeta os rins e fígado, náuseas e ausência de apetite. E no cérebro, a droga destrói as áreas responsáveis pelo pensamento, planejamento e controle de impulsos, além de inflamar os vasos sanguíneos, um dos primeiros passos para o acidente vascular cerebral e as convulsões.

Fonte: www.ig.com.br

Nenhum comentário: