visualizações de página

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rio de Janeiro terá hospital próprio para transplantes

O Rio de Janeiro vai ganhar um hospital exclusivo para a realização de transplantes. O governo do Estado está articulando com o Ministério da Saúde e redes de saúde privadas a montagem da unidade, que pode ser instalada no atual Hospital de Ipanema, que é federal. O hospital que funcionaria como novo centro de transplantes seria especializado sobretudo em cirurgias de córneas, rim, fígado e pâncreas.

Segundo o coordenador da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Rocha, o Estado está buscando parceiros que possam gerir o centro, inspirado por parcerias público-privadas que já funcionam em São Paulo, também no setor de transplantes. A iniciativa ajudaria a acelerar as cirurgias no Rio. Desde o ano passado, o estado tem registrado altas no número de órgãos que são captados. O centro só atenderia pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, o Hospital Federal de Bonsucesso é o que faz mais operações de rim, e também divide com o Hospital Adventista Silvestre grande número de procedimentos no fígado. O Silvestre também lidera os transplantes de córnea no Estado. “Atualmente dependemos de hospitais federais e de ensino para atender a demanda por transplantes”, explica o coordenador.

Nenhum comentário: