visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Site descobre se e-mails enviados são falsos


Quem nunca recebeu um e-mail com correntes que prometem salvar vidas ou um SMS de que você acabou de ganhar um carro? Pois é, a internet que revolucionou uma geração e que ajuda as pessoas a se comunicarem em todo mundo, também possui aspectos negativos como esses alarmes falsos, mitos e lendas urbanas. Elas são repassadas via mensagem de spam (e-mails não solicitados), mensagens instantâneas e, mais recentemente, por meio das redes sociais e de mensagens de texto em celular (SMS). Essas e outras lendas e golpes já circulam há quase 20 anos pela internet, mas sempre se renovam graças aos novatos da rede. 

Um dos casos famosos é o que circula por correio eletrônico contando o caso de uma menina que sofre de câncer. A mensagem traz a foto de uma linda garota e, no fim, quem repassar para 20 ou 30 pessoas, a Microsoft (ou a AOL, dependendo da versão) estaria monitorando os repasses e doaria US$ 0,30 a um fundo destinado a ajudar a criança, o que é tudo mentira. 

Outra categoria muito conhecida é a dos e-mails vindos de países como Nigéria, Gana, Togo, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim, mencionando uma soma astronômica num banco local. O autor do golpe informa que precisa transferir a tal fortuna para um outro banco e pede à vítima que se ofereça para receber a grana em sua conta, recebendo como pagamento um percentual.

Outro e-mail mentiroso é a dos abaixo-assinados. Em geral, um movimento tenta capturar o maior número de participantes na crença de que poderão reverter alguma situação ou exercer alguma influência em uma decisão. Abaixo-assinados on-line não adiantam nada. Quanto aos assuntos, eles tratam das questões mais absurdas, muitas absolutamente falsas. E o filme chamado Corpus Christi, em que Jesus e seus Apóstolos seriam gays? Circula pela internet um abaixo-assinado para não deixar o filme passar. Só que isso tem já uns três anos e a mensagem continua circulando. E nunca existiu esse filme. 

Para descobrir se o que você recebeu é real ou não, há o site “Quatrocantos.com”, que desvenda as mentiras da internet. O site é o melhor site brasileiro especializado no ramo. Desde 1999 ele vem desvendando e desmascarando lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, peças de desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus falsos, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que até hoje vagam pela Internet. 

Fonte: www.oglobo.globo.com

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Esse da pessoa que sofre de algo e pede pra repassar o e-mail circula a rodo na net. Eu mesmo tenho familiares que acreditam nisso e que encaminham estes e-mails.