visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como alimentar as crianças de forma saudável

Ontem, como todos sabem, foi comemorado o Dias das Crianças. E por falar nelas, muitos pais aproveitaram o dia para levar seus filhos a restaurantes e fugir um pouco da rotina. E a alimentação nas crianças é algo que deve ser revisto com bastante atenção, pois os pais cometem muitos erros comuns e nem sabem que estão prejudicando seus filhos. Abaixo, algumas dicas para uma boa alimentação infantil.

Com relação às verduras, os pais costumam apelidar todos eles como “verdinhos”, o que é um grande equívoco. Rúcula, alface, escarola, agrião, couve são diversos vegetais de gostos diferentes. Apelidando todos eles de verdinho, este erro leva a criança a descartar vários alimentos de uma vez só. Talvez ela goste de couve e não de alface. Mas se tudo for chamado de verdinho, ela não aceitará nem um, nem outro. Mostre desde o inicio o verdadeiro nome dos alimentos.

A criança deve ter uma rotina de alimentação, ou seja, um horário fixo para as refeições. Mas é comum que, nos finais de semana, tudo fique fora de ordem, então, se a criança almoçar dois dias mais tarde do que o usual, vai ser difícil fazer com que ela almoce novamente no horário correto na segunda-feira.

Não se deve fazer a vontade da criança. Os pais precisam deixar claro que são eles que mandam na alimentação. Quando novos alimentos passam a ser sugeridos, a criança que ainda está acostumada com o leite muitas vezes vai resmungar e resistir à novidade. Vale até mascarar alguns alimentos. Mas sem exageros.

A criança precisa de uma alimentação equilibrada e balanceada. Para isso, às vezes é necessário colocar a cenoura que ela nunca quer junto com o arroz, por exemplo, para que comece a aceitar, ou a beterraba junto com o feijão. Se ela aceitar, os pais podem inovar com outros pratos.

Outro erro bastante cometido pelos pais é alimentar os filhos com aquilo que é mais fácil de ser feito. O paladar da criança ainda está em formação e alimentá-la com salgadinhos, sanduíches e doces é um mau começo. Vai ser ainda mais difícil fazê-la comer bem no futuro, já que estará acostumada com os vilões.

Alguns pais se sentem culpados por passarem bastante tempo fora de casa, e enchem as crianças de guloseimas ou as levam em restaurantes de fast food. Essa situação pode deixar a criança desinteressada por alimentos mais saudáveis, já que ela sabe que um prato de espinafre pode ser substituído por outro mais atraente.

Colocar a criança de frente para a TV no horário das refeições é outro erro gravíssimo. Pode parecer mais fácil colocar a criança para ver um desenho animado enquanto come. É muito importante que a alimentação ocorra em um local tranquilo. A criança precisa sentir os sabores da comida, para não recusá-la posteriormente. A criança está aprendendo a mastigar nesta fase e distraí-la pode atrapalhar o processo.

Não se deve forçar a criança a comer. Os pais precisam aprender a aceitar a vontade dos filhos quando eles não querem comer. Se a criança pedir um copo de leite em vez do jantar, com arroz, feijão, ovo e carne, não se deve atender ao pedido dela, mas tampouco forçá-la a comer. Se os pais dão o leite, ela irá repetir a atitude. Mas se você disser às 18 horas que é só aquele prato que tem, e permanecer firme, às 20 horas ela vai aceitar.


Além de tudo isso acima, os pais devem dar o exemplo. Não adianta querer que seu filho tome um suco de couve enquanto, na frente dele, você toma refrigerante. A regra é simples: se os pais dizem às crianças para não consumir determinado alimento mas, ao mesmo tempo, o consomem, é difícil manter uma linha de coerência e fazer com que os filhos se alimentem de forma saudável. Os pais precisam ser a referência das crianças. Elas vão imitar o jeito de comer, o que vão comer, então é importante para as crianças ver o que os pais comem ou deixam de comer.

Fonte: www.ig.com.br

Nenhum comentário: