visualizações de página

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Médicos dos SUS farão paralisação em 12 estados


Após os médicos dos planos de saúde terem feito uma paralisação de 24 horas por melhores salários, agora é a vez dos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais farão uma paralisação amanhã, dia 25, em 12 estados, para reivindicar melhores condições de trabalho e baixos salários. Em outros quatro estados (Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo), serão feitas manifestações públicas com possibilidade de paralisação do atendimento em um hospital, um centro de saúde e um ambulatório, de acordo com definição da organização do protesto.

Os estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe farão a paralisação de 24 horas, de acordo com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam). A Comissão Pró-SUS, composta por representantes da Fenam, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), quer chamar a atenção para os problemas que afetam o setor e que comprometem a qualidade do atendimento à população.

De acordo com a Fenam, os estados que aderirem à paralisação, terão as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos suspendidos. Porém o trabalho nas unidades de urgência e emergência ficará assegurado.

Fonte: www.g1.globo.com

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Essa questão dos médicos é complicado. Eu acho que os profissionais são desvalorizados e que deveriam ser reconhecidos. Mas essas paralisações deixam o atendimento médico à população pior do que ele já é e, por isso, os médicos deveriam pensar nas pessoas que eles podem estar prejudicando por conta dessas paralisações.