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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Novos métodos na seleção de candidatos a uma vaga de emprego


Algumas empresas vêm modificando seu modo de seleção de candidatos a uma vaga de emprego. Ao invés da empresa contratar consultores para selecionar candidatos, é posto os candidatos para disputar uma gincana ou sentar-se na frente do computador para jogar. A “Gameficação”, como é conhecida, é a utilização de games (virtuais e reais), para selecionar, treinar e estimular funcionários.

Uma das empresas que já aderiu a esta forma de contratação é a Johnson & Johnson. Em parceria com a Cia de Talentos, desenvolveu um jogo on-line para selecionar seus trainees, que foi utilizado em todo o território nacional. A Allianz Seguros criou o game virtual "CEO2: Você é um líder sustentável?", que simula um ambiente de escritório e permite ao executivo tomar decisões que não provoquem impacto sobre o meio ambiente e façam a companhia crescer. O uso de jogos para contratação e seleção acontece mais para jovens talentos - o volume de candidatos é maior do que para cargos de gerência e direção. Mas profissionais de nível sênior também podem "brincar".

De acordo com a diretora da Cia de Talentos, Carla Esteves, as empresas têm buscado formas inovadoras de recrutamento. A nova geração de profissionais, chamada de “geração Y”, precisa ser atraída com plataformas interativas, o que é alcançado mais facilmente com um game. Para o professor de computação e coordenador do Media Lab da Universidade Federal Fluminense (UFF), Esteban Clua, esses jogos acontecem em um ambiente lúdico, onde há uma série de regras e recompensas. A ideia da gameficação é levar essa dinâmica para plataformas que vão além do videogame.

Fonte: http://oglobo.globo.com

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