visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fatores que desencadeiam osteoporose

Uma doença que é silenciosa e afeta milhões de pessoas é a osteoporose. O Brasil tem cerca de 10 milhões de pessoas com a doença, em sua maioria mulheres. De acordo com levantamentos, 20% dos brasileiros têm a chance de desenvolver a osteoporose nos próximos anos.

Segundo o reumatologista do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares, Sérgio Bontempi, os homens possuem maior densidade óssea e perdem cálcio mais lentamente que as mulheres, razão pela qual a doença aparece em menor escala. O fator agravante nas mulheres são os eventos associados com deficiências de estrogênio. A seguir, as possíveis causas que podem desencadear osteoporose nas mulheres:


• A menopausa: cerca de 5 anos após a menopausa, o risco de fratura aumenta dramaticamente. As fraturas no pulso ou na coluna são as mais prováveis de ocorrer neste período. Sua ocorrência é um forte preditor de osteoporose, futuramente, que pode levar a graves fraturas de quadril;

• A remoção cirúrgica dos ovários;

• Nunca ter dado à luz;

• Anorexia nervosa: o peso corporal extremamente baixo pode afetar a produção de estrogênio.

Nos homens, além dos baixos níveis de testosterona, certas condições médicas (hipogonadismo) e tratamentos (câncer de próstata com privação de andrógenos) podem causar deficiência de testosterona. Independentemente de gênero, a idade avançada é o fator principal para o desenvolvimento de osteoporose. Mas, não se pode esquecer que algumas crianças e adolescentes podem ter a doença, eis os fatores:

• Os prematuros;

• Os que têm anorexia nervosa;

• O que apresentam puberdade tardia ou ausência anormal de períodos menstruais.

Fonte: http://www.comuniquese.com.br/

Um comentário:

Gustavo Rezende disse...

Informação importante, principalmente porque a osteoporose é uma doença que acaba com o ser humano, por isso devemos nos alimentar bem e cuidar da nossa saúde.