visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dicas de como se livrar do mau hálito

Muitas pessoas sempre procuram cuidar da sua saúde, fazendo exames periodicamente, mas esquecem que a saúde da boca também requer atenção e cuidado. Alguns hábitos são indispensáveis para a saúde bucal, como escovar os dentes. Mas não é só este ato que assegura uma limpeza correta e profunda. Confira abaixo as dicas:
 
Para prevenir o mau hálito, por exemplo, não basta somente escovar os dentes. Para que a escovação seja completa, também é preciso escovar a língua (aquela camada branca, chamada saburra, é uma das principais causas de mau hálito) e usar fio dental para remover restos de comida entre os dentes. O uso diário de enxaguantes bucais que contém álcool, ao contrário do que se pensa, ele causa mau hálito. As duas principais causas de halitose são a saburra na língua e a placas bacterianas, e ambas podem ser geradas ou potencializadas pelo álcool presente nos enxaguantes. A substância resseca a mucosa bucal (lábios e bochechas), provocando a descamação celular. Essa descamação serve de alimento para as bactérias, que liberam gases derivados do enxofre durante a digestão.

Outro grande causador de mau hálito é o cigarro. Ele pode prejudicar a micro-circulação gengival, predispondo o fumante a doenças de gengiva, como inflamações, relacionadas à halitose. Alguns usuários acreditam que o odor do cigarro possa mascarar o mau hálito, mas o cigarro só piora o problema. Outra curiosidade é que respirar pela boca também causa mau hálito, devido ao ressecamento da mucosa bucal, e assim, a descamação da pele. Os minúsculos pedacinhos que se desprenderam servem de alimento a algumas bactérias que liberam odores.

Com relação a doenças, a gastrite não causa mau hálito, como muitos pensam. As duas únicas situações em que o odor do estômago pode alcançar a cavidade bucal são durante o arroto e o refluxo gastroesofágico. Ainda assim, eles liberam odores de aspecto ácido, bem diferente dos da halitose crônica (cheiro de enxofre). Já o diabetes causa sim mau hálito, pois tanto a hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) como a hiperglicemia (alto nível de glicose no sangue) as quais o diabético está sujeito podem provocar alterações no odor do hálito. Em ambos os casos, o mau hálito é resultado de processos metabólicos que liberam compostos mal cheirosos. O hálito de uma pessoa com diabetes fora de controle lembra o de uma maçã estragada (cetônico adocicado).

Algumas pessoas que sabem que têm mau hálito, utilizam balas de hortelã e chicletes para sanar o problema, mas em determinadas situações só pioram. Em casos simples de halitose uma bala ou chiclete podem até melhorar o problema. Mas se o mau hálito estiver em um estágio avançado, a menta dos alimentos apenas irá se somar ao odor ruim. O consumo de chicletes sem açúcar também pode atuar indiretamente contra o mau hálito, porque estimula produção de saliva e ela dissolve os elementos causadores do cheiro ruim na boca.

Um comentário:

Gustavo disse...

Muito importante isso! O meu anticeptico contém álcool e a sensação que ele dá é de limpeza, porque ele provoca uma ardência na boca. Mas de hoje em diante, vou comprar o sem álcool, eu conheço uma marca