visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2011

Idosos vivem mais devido aos avanços tecnológicos

O número absoluto de idosos no Brasil já é um dos maiores do mundo: 15 milhões. De acordo com a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com 60 anos ou mais representam 9% da população do país. O estudo mostra que a tendência de envelhecimento da população brasileira é irreversível e tende a aumentar cada vez mais. Projeção do Instituto aponta que, em 2020, o número de pessoas com 60 anos ou mais deve dobrar, chegando a 30 milhões.

Apesar da taxa de natalidade ter diminuído no Brasil, o número de idosos com mais de 60 anos continua crescendo de forma significativa. Isso acontece devido à melhora na qualidade de vida, e com isso, a expectativa de vida tende a aumentar. As pessoas de hoje possuem mais informação, se preocupam mais com a saúde e procuram médicos. Além disso, a facilidade de se obter medicamentos baratos (genéricos) ou gratuitos (hipertensos e diabéticos) contribui para esta estatística.

Todos esses aspectos fazem com que o idoso viva mais. Antigamente as pessoas em sua maioria viviam no campo e nunca iam a médicos. Não possuíam nenhuma informação a respeito de doenças, e nem existiam tantas especialidades médicas como hoje. Com o avanço de estudos e da tecnologia, a medicina foi crescendo, seja através de remédios para determinadas doenças que não tinham cura, aparelhagem mais precisa de alta definição de imagem, entre outros. Com isso, a medicina contribuiu para uma maior expectativa de vida da população brasileira.

Nenhum comentário: