visualizações de página

sexta-feira, 18 de março de 2011

Obama visita o Rio de Janeiro


No próximo domingo, dia 20 de março, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama visitará a cidade do Rio de Janeiro.  Foi montado todo um esquema de segurança para sua recepção.  A princípio, ele faria um discurso aberto ao público na Cinelândia, mas o Consulado dos Estados Unidos no Rio informou hoje (18/03) que  Obama faria um discurso fechado no Theatro Municipal, deixando muitos cariocas frustrados.

Essa decisão “em cima da hora” de mudar o local do discurso deixou muitas pessoas tristes, pois talvez seria a única oportunidade que elas teriam de ver o presidente. Na verdade essa mudança é uma falta de respeito com o povo, que já tinha se programado e esperava ansioso pelo acontecimento. Outro fator negativo nessa questão é que só poderão assistir o evento no teatro pessoas convidadas, discriminando o povo carioca, que possivelmente verá Obama através de um telão.

A visita do presidente trará mudanças no cotidiano do carioca. O Cristo Redentor, outro local que Obama passará, será fechado para recebê-lo. As Avenidas Presidente Vargas e Rio Branco também serão interditadas, e quem passar por ali no período em que o presidente estiver discursando, será revistado por policiais. Toda essa situação é constrangedora , pois o cidadão será tratado como um criminoso, não podendo andar livremente em seu território, e se privando do seu lazer.

Com essa informação de que Obama faria um discurso na Cinelândia, foi investido naquele local um capital para maquiar a parte destruída e deixá-la com uma aparência melhor. Esse dinheiro, além de ter sido utilizado “a toa”, pois ele não discursará mais nesse local, ele poderia ter sido direcionado para algumas áreas como a saúde, educação e transporte público por exemplo.

 O governo brasileiro está montando todo esse esquema de segurança, investindo nos locais por onde Barack Obama vai passar, mas será que o governo americano faria toda essa recepção para a presidente Dilma Roussef? Com certeza não, já que eles tratam mal os brasileiros que vão passear nos Estados Unidos. A vinda de Obama ao Brasil é um grande acontecimento que merece prestígio, sem dúvida. Mas não há a necessidade de todo esse “estardalhaço”, afinal ele não é nenhuma celebridade pop star. Se toda essa preocupação fosse direcionada para o povo brasileiro de modo geral, teríamos um país bem diferente da nossa realidade.      

Nenhum comentário: