visualizações de página

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

10 dicas para deixar seu currículo impecável e conseguir um emprego

Conseguir um emprego nos dias atuais é um grande desafio, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e com pessoas mais qualificadas disputando uma vaga. O primeiro passo para o tão desejado emprego é o currículo. Se ele for bem elaborado, o candidato tem garantido 50% de chance de ser escolhido. Os outros 50% são reservados para a entrevista. Abaixo, 10 dicas de como preparar um currículo adequado.

1- Primeiro passo, logo no início do currículo deve constar uma breve descrição de quem você é, com o nome completo e estado civil. Números de RG e CPF não são necessários.

2- Devem ser incluídas informações como telefones para contato, e-mail, endereço e outras informações pessoais.

3- O objetivo é algo que não pode faltar. Você deve ser direto e claro em relação ao cargo que pretende ocupar.

4- As qualificações profissionais devem ser curtas (no máximo duas linhas). Diga as principais características que o torna apto para o cargo.

5- Faça uma retrospectiva da sua escolaridade. Mencione o nível, a instituição em que estudou e o ano que se formou. Fale também de cursos extra-curriculares que você fez.

6- Fale da sua experiência profissional. No máximo os três últimos cargos, começando sempre pelo último trabalhado.  Descreva seu cargo e suas principais funções, o nome da empresa, e o tempo de permanência.

7- Fale sempre a verdade. Não minta nem aumente nada, pois o recrutador pode testá-lo. Evite passar por situações constrangedoras.

8- Seja objetivo no currículo. Não “encha lingüiça”, pois um bom currículo deve ter no máximo duas folhas.

9- Ponha no currículo somente o essencial. Se não tiver muita experiência enfatize e valorize as que você tem. Se não tiver experiência, destaque suas aptidões.

10- O principal disso tudo é que seu currículo não tenha erros de português. Um erro gramatical, além de gravíssimo, o desclassifica da vaga. Quando o escrever, releia, peça ajuda a outras pessoas para que seu currículo fique impecável.

Após estas dicas e com o currículo em mãos, só resta enviá-lo às empresas. Com o avanço da tecnologia e o surgimento da internet, atualmente temos não só as agências de emprego, mas também sites de emprego que oferecem vagas para todos os níveis de escolaridade e áreas de atuação. Sites como www.infojobs.com.br , www.vagas.com.br , www.curriculum.com.br e o Rio vagas do yahoo, divulgam diariamente milhares de vagas. O cadastro nesses sites é totalmente gratuito.

Um comentário:

Isadora Soares disse...

Obrigada pela dica ! Gostei e vou aplicá-la!