visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Produto para emagrecer provoca riscos à saúde


O remédio Divine Shen, disponível nas farmácias, vem sendo usado por aqueles que buscam uma alternativa mais fácil para emagrecer do que um método mais saudável como academia e dieta. Ele é vendido como um produto natural, e ontem (19/12), uma matéria no Fantástico informou que Divine Shen é uma ameaça à saúde, por conter substâncias que comprometem o sistema cardíaco e neurológico.

O produto que é feito à base de fibra de laranja importada da China, tem registro na Anvisa desde 2007. Sua embalagem contém 30 cápsulas que custa em torno de R$ 170,00. O perito criminal Caio Freitas Júnior analisou amostras do produto e constatou a presença de sibutramina, uma substância proibida em vários países, usada para baixar o apetite. Seu consumo pode aumentar a pressão, acelerar o coração e ter palpitações. Márcio Mancini, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirma que um indivíduo que toma sibutramina e é cardíaco ou hipertenso, corre um risco de ter um acidente vascular cerebral ou um enfarte no miocárdio.

Depois da denúncia do produto, os donos da Apex – empresa responsável pela importação e distribuição do Divine Shen foram procurados, mas sem sucesso. Documentos da junta comercial de São Paulo informam que a empresa trabalha com comércio de tecidos, nada referente a produtos farmacêuticos. Por e-mail, a diretoria do Divine Shen alegou que desconhece os fatos e que ainda não recebeu nenhuma notificação. O Ministério Público quer que os responsáveis pelo Divine Shen respondam por crime contra a saúde pública. A pena mínima para este caso é de10 anos de prisão.

Nenhum comentário: