visualizações de página

sábado, 25 de setembro de 2010

Folha e Uol publicam informação errada sobre o Senador Romeu Tuma


Essa notícia quando li nem acreditei. Hoje a informação está tão rápida, tão eficiente, mas será que toda essa tecnologia é boa para a sociedade? Em alguns casos sim, mas falando em jornalismo nem sempre. Quando se publica uma matéria no site, assim como no jornal impresso ou televisivo, temos que antes de tudo estudar se a fonte é segura e verdadeira. Mas como no ambiente on line todos querem ser os primeiros a divulgar a notícia, muitas vezes a fonte é duvidosa e incorreta como a notícia abaixo. E assim como um vírus, logo a informação se prolifera no mundo virtual causando constrangimentos pelas partes envolvidas. Ao se fazer jornalismo tem que levar a profissão muito a sério, caso contrário acontece isso:

O jornal Folha on line e o Uol publicaram na noite desta sexta-feira (24/09) a morte do Senador Romeu Tuma, no hospital Sírio Libanês em São Paulo. A falsa notícia ficou alguns minutos na rede e logo foi retirada, após ser destaque. Em seguida, o site informou o erro e pediu desculpas pelo equivoco.

A notícia também foi publicada pelo Correio de Uberlândia e pelo twitter do O Globo.De acordo com a Folha, a informação foi passada por um médico do hospital, mas desmentida pela família do Senador. Segundo a assessoria de Tuma, fontes desconhecidas desencadearam uma onda de boatos em relação ao estado de saúde do senador. “Lideranças do partido entendem que se trata de uma ação desonesta e desumana por parte dos adversários que não respeitam o trabalho e o legítimo direito de Romeu Tuma de levar adiante sua campanha".

A editora do caderno Poder, do site Folha.com, divulgou no twitter, que está arrasada com o acontecimento e pediu desculpas para o leitores. “Peço desculpas pela informação. Um médico do Sírio anunciou à reportagem que o senador havia morrido. Agora o hospital nega”, diz Vera.

O Senador está internado no hospital desde o dia 2 de setembro com insuficiência respiratória e seu quadro no momento é estável.

Nenhum comentário: