visualizações de página

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sementes ajudam no tratamento e prevenção de algumas doenças


Hoje sabemos do papel fundamental de algumas frutas e legumes para o tratamento de determinadas doenças. Ouvimos constantemente que se comemos isto ou aquilo, evitaremos ou nos ajudará em algumas doenças. Mas você certamente joga fora sementes de frutas e legumes. Mas algumas delas também ajudam no tratamento e prevenção de doenças.

O uso da semente de abóbora, por exemplo, é fonte de zinco. Hoje, sabe-se que as propriedades terapêuticas dessa parte, normalmente ignorada dos vegetais, no caso da abóbora, apresentam valores curativos mais amplos. A sementinha branca consumida torrada e salgada é riquíssima em potássio, cujo efeito no controle da pressão arterial já está bem estabelecido. Entre os nutrientes que contém, destaca-se também a vitamina A, potente preventivo de doenças da visão. Finalmente, há forte concentração de vitamina E, o que garante a cota de proteção contra os efeitos do envelhecimento, além de ajudar a combater doenças cardiovasculares. A semente torrada é batida no liquidificador e peneirada até virar um pó bem fino. Essa farinha ajuda a prevenir e combater doenças do intestino, promovendo uma verdadeira limpeza, que resulta na eliminação de substâncias tóxicas.

A semente do mamão é um excelente vermífugo, praticamente todo mundo sabe , mas alguns ignoram que ela tem outras aplicações na medicina doméstica. As sementes comidas em certa quantidade são eficazes contra o câncer e proveitosas contra a tuberculose. Umas 10 ou 15 sementes frescas, bem mastigadas, favorecem eficazmente a excreção da bílis, atuam contra as enfermidades do fígado e limpam o estômago. Já as sementes secas e moídas, em cozimento constituem na diminuição dos gases intestinais, e ajuda no atraso da menstruação. Contra os vermes intestinais empregam-se de uma só vez, uma colherinha ou mais, de sementes pulverizadas, misturadas com mel de abelhas. Repete-se a dose 2 ou 3 vezes ao dia. 

A semente da melancia é um vasodilatador, ajudando as pessoas que tem hipertensão arterial, mas prestando contribuição destacada no combate à impotência sexual. Ela deve ser consumida em chá apenas. Chá das sementes (2 colheres de sopa para 1/2 litro de água).
Não podemos esquecer também da semente do abacate, conhecido vulgarmente como o caroço do abacate. A semente do abacate somente moída  é eficiente em certos tipos de problemas renais e disenterias.
Outra semente muito usada, inclusive na alimentação e muito poderosa é a linhaça. Muitas pessoas usam em tratamento de dietas e envelhecimento. Mas ela também facilita a digestão e absorção, e trata problemas intestinais e gástricos. As pessoas utilizam a linhaça no meio dos alimentos (triturada ou inteira, de acordo com seu gosto). No meio o iogurte, frutas, vitaminas, sucos, salpicado em saladas e sopas. No meio de bolos, massas e pães. Faça farinha de linhaça. Triture a linhaça (a seco) no liquidificador. Você pode até guardar na geladeira em um recipiente bem fechado ou saco plástico (ambos – seco e limpo) para que não sofra o processo de decomposição de gorduras. Nutricionistas e médicos indicam que a linhaça ingerida dessa forma. Consuma diariamente. Há quem diga que duas colheres de sopa por dia é o suficiente! (As pesquisas ainda não chegaram a um consenso com relação à quantidade ideal de consumo). Dê opção por triturar a linhaça no liquidificador e consumi-la em seguida. Use a linhaça com equilíbrio e moderação. Nem comer de menos, nem demais. Importante lembrar que a linhaça também possui calorias. Use a quantidade recomendada diariamente. Antes de triturá-la para consumo, deixe-a de molho durante quatro horas. Há quem diga que esta água faz super bem!

Nós temos em nossas mãos alimentos naturais que podem nos ajudar em situações diversas, seja de uma disenteria até uma hipertensão. Se tivermos uma alimentação balanceada e sempre que possível, incluirmos estas sementes em nossa refeição, estaremos nos prevenindo de muitos males futuros, e de forma prazerosa.  

Nenhum comentário: